Ordem gaúcha prestigia homenagens ao Dia da Bandeira
19/11/2009 14:35h
O hasteamento das bandeiras do Brasil e do Rio Grande do Sul ocorreu na manhã desta quinta-feira (19), em frente ao Palácio Piratini.
Designada pelo presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, a secretária-geral da entidade, Sulamita Santos Cabral, prestigiou o hasteamento das bandeiras do Brasil e do Rio Grande do Sul em homenagem ao Dia da Bandeira, na manhã desta quinta-feira (19), em frente ao Palácio Piratini.
Na solenidade, foi recitado o poema de Olavo Bilac “Oração à Bandeira” e entoados os hinos Nacional e do Rio Grande do Sul pela Banda da Brigada Militar.
Prestigiaram o evento, a governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius; os cônsules da África do Sul, Yusuf Omar, e do Uruguai, Pablo Scheiner; os secretários, de Relações Institucionais, José Alberto Wenzel, da Secretaria-Geral de Governo, Ana Pellini, da Fazenda, Ricardo Englert, da Copa 2014, Paulo Odone, da Ciência e Tecnologia, Artur Lorentz, e da Administração e Recursos Humanos, Elói Guimarães; os chefes da Casa Militar, Carlos Gil, e da Policia Civil, João Paulo Martins; o comandante-geral da Brigada Militar, João Carlos Trindade Lopes; e o deputado estadual Adilson Troca.
A Bandeira do Brasil
Instituída em 19 de novembro de 1889, quatro dias depois da Proclamação da República, nossa bandeira é resultado de uma adaptação na tradicional Bandeira do Império Brasileiro. As quatro cores da Bandeira Nacional representam simbolicamente as famílias reais de que descende D.Pedro I, idealizador da Bandeira do Império. Com o passar do tempo, a simbologia foi adaptada pelo povo brasileiro. O verde passou a representar as matas; o amarelo, as riquezas do Brasil; o azul, o céu; e o branco, a paz.
19/11/2009 14:35h
