Após conquistar Posto da Justiça do Trabalho, subseção de Marau participa da inauguração da unidade
19/11/2009 14:43h
Em março deste ano, a OAB local e a seccional reivindicaram junto ao TRT4 a instalação da unidade judicial, que foi conquistada após mobilização dos advogados e da comunidade.
O presidente da subseção de Marau, Ildomar Marodim, participou da inauguração do Posto da Justiça do Trabalho no município na manhã desta quinta-feira (19), na Avenida Júlio Borella, 1769, térreo, Centro de Marau. A unidade, vinculada ao Foro Trabalhista de Passo Fundo, compreende as cidades de Camargo, Casca, Gentil, Itapuca, Marau, Montauri, Nicolau Vergueiro, Nova Alvorada, Santo Antônio do Palma, São Domingos do Sul, Vanini, Vila Maria e Serafina Corrêa.
Na ocasião, também estavam presentes o presidente do TRT4, desembargador João Ghisleni Filho; o prefeito de Marau, Vilmar Perin Zanchin; o juiz-diretor do Foro de Passo Fundo e titular da 2ª Vara do Trabalho, Marcelo Gonçalves de Oliveira; a desembargadora-corregedora regional, Beatriz Zoratto Sanvicente; e a juíza-diretora da Comarca de Marau, Margot Cristina Agostini; a procuradora-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 4ª Região, Silvana Ribeiro Martins; além de outras autoridades, magistrados, servidores, peritos, advogados, políticos, representantes de entidades e comunidade em geral.
Na solenidade, o dirigente da OAB local destacou a importância da Justiça do Trabalho para o município. “A população da região terá mais acesso à Justiça. Este é um momento histórico e toda a nossa comunidade está em festa. A criação desta nova unidade judiciária reduzirá em 13% o movimento processual de Passo Fundo”, afirmou Marodim.
Segundo o presidente da subseção de Marau, em março deste ano a OAB local e a seccional lideraram comitiva da cidade no TRT4, na qual reivindicaram a instalação da unidade judicial. “A conquista da Justiça do Trabalho é fruto da mobilização dos advogados e de toda a comunidade”, lembrou Marodim.
O prefeito de Marau ressaltou que a instalação do Posto da Justiça do Trabalho na cidade é resultado da união, dedicação, empenho e trabalho dos advogados, do Poder Executivo, Legislativo, das associações comerciais, industriais e serviços, dos sindicatos e da imprensa da região.
Conforme Ghisleni Filho, há algum tempo o TRT4 recebeu comitiva de Marau com a reivindicação de instalação da Justiça do Trabalho no município.
Importância da ampliação da Justiça do Trabalho
O presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, parabenizou a subseção de Marau e a comunidade jurídica do município pela inauguração, fruto de mobilização conjunta da OAB local e da seccional. Segundo ele, é fundamental a ampliação e a interiorização da Justiça do Trabalho e não a redução do número de unidades.
“Lutamos contra o projeto do TRT4 que propõe o remanejamento de Varas Trabalhistas no Interior do Estado e sua transformação em postos. Agora, o próximo pleito de Marau é a elevação da unidade para a condição de Vara”, afirmou Lamachia.
Da redação do Jornal da Ordem com informações do TRT4
19/11/2009 14:43h