Home / Noticias / 02.03.2012 11:20h

Subseção de Santo Ângelo debate sobre o incentivo ao consumo de bebidas alcoólicas

02/03/2012 11:20h

http://bit.ly/OCDuqo
image-galeria-0
image-galeria-1
image-galeria-2
image-galeria-3
image-galeria-4
image-galeria-5
image-galeria-6
image-galeria-7
image-galeria-8
image-galeria-9
image-galeria-10

O propósito do encontro foi discutir sobre as consequências causadas pelo consumo exagerado entre a população mais jovem do País.

A subseção de Santo Ângelo promoveu debate na sede da OAB local sobre "a política de drogas do Estado brasileiro e o álcool: a propaganda como incentivo ao consumo de drogas".

O propósito do encontro foi promover debate sobre as consequências causadas pelo consumo exagerado de bebidas entre a população mais jovem do País.  Na ocasião, foram discutidos os dados divulgados por instituições que estudam as consequências do abuso do álcool nos quais apontam que no Brasil, 70% dos acidentes com mortes nas estradas ocorrem sob o efeito de bebidas e custa à sociedade brasileira cerca de 25 bilhões de reais (conforme dados do IPEA – Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas).

Em Santo Ângelo, conforme o delegado regional de Polícia, Fernado Sodré, o consumo exagerado de bebidas é responsável por 80% das ocorrências policiais. Segundo o delegado, esse fato não é diferente na área da saúde em que o álcool é a causa de grande parte dos atendimentos emergências hospitalares, contribuindo para o agravamento dos problemas nessa área, extremamente sensível e importante para a sociedade brasileira.
Outro tema discutido pelos presentes foi o incentivo ao consumo de bebidas, ao vincular o álcool à alegria e ao esporte mediante técnicas de psicologia e marketing.

Para o presidente da OAB Santo Ângelo, Paulo Leal, é necessário promover debates sobre a política de drogas do Estado brasileiro e o álcool, tendo como foco a propaganda. "Não há argumentos de natureza econômica que possam justificar o sacrifício da vida dos nossos filhos com uma prática como essa e vamos aproveitar a realização da Copa do Mundo para cobrar explicações dos dirigentes esportivos sobre as razões que os levaram a associar-se aos fabricantes de bebidas, deixando de lado a promoção da saúde e do esporte para incentivar o vício".

No final da reunião, ficou acordado que será realizado, ainda neste semestre, um debate na Universidade Regional Integrada – URI, campus de Santo Ângelo. Para o evento serão contatados e convidados palestrantes do IPEA – Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas, da UFRGS, da AMRIGS, do SINPRORS, do MP, do IPF, políticos da região e membros da Comissão que discute esse assunto no Congresso Nacional.

Estavam presentes no encontro representantes de diversas instituições de Santo Ângelo.

 

02/03/2012 11:20h



Notícia anterior

OAB/RS busca revogação de provimento sobre depoimentos em CD sem degravação

02.03.2012
Próxima notícia

Operações de Seguro de Pessoa e Previdência é tema de painel nesta sexta-feira (02)

02.03.2012

Principais notícias

Ver todas
Whatsapp