Home / Noticias / 10.12.2007 11:06h

Presidente da OAB/RS critica ‘tristeza social’ do país

10/12/2007 11:06h

http://bit.ly/LpNYaG

O presidente da OAB/RS, advogado Claudio Lamachia, disse, neste domingo (09/12), que o Brasil ainda não pode comemorar plenamente o 59º aniversário da Declaração Universal dos Direitos do Homem, celebrado amanhã, dia 10. Segundo ele, chagas sociais como a miséria, o desemprego e a violência, por exemplo, há décadas colocam a sociedade brasileira na situação de “refém cativa da insegurança e da tristeza social”. “Ainda tem gente morrendo de fome neste país continental, o que é inaceitável”, resumiu Lamachia. Adotada pela ONU em 10 de dezembro de 1948, a Declaração Universal dos Direitos do Homem lista ideais humanos de direitos e liberdades a serem cumpridos pelos países.

O dirigente critica a falta de políticas sociais mais amplas e efetivas que proporcionem um mínimo de dignidade à vida de milhares de brasileiros que vivem em condições subumanas. “Embora tenhamos evoluído em alguns indicadores sociais, a miséria e uma cruel desassistência continuam dolorosamente expostas nos campos e nas ruas de todo o país”, observa o advogado. Para Lamachia, é revoltante perceber o quadro de lamúria financeira dos programas sociais oficiais diante do enorme volume de dinheiro público desviado pela corrupção. “E a impunidade dos malfeitores segue adiante, sem freios, envergonhando a nação e estimulando a roubalheira”, aponta o dirigente.

XXIV Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo

Como faz desde 1984, a OAB/RS, por intermédio da sua Comissão Especial de Justiça e Direitos Humanos Sobral Pinto, e o Movimento de Justiça e Direitos Humanos, com apoio da Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos/RS, promove a entrega do Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo, que visa a destacar profissionais que atuam na área dos Direitos Humanos. Sob o tema “A falência do Estado – O país da impunidade”, esta 24ª edição teve 197 trabalhos inscritos nas categorias de Crônica, Acadêmico, Reportagem, Charge, Rádio, Fotografia, Televisão e Imagem de TV. A cerimônia, que incluirá uma homenagem aos 50 anos do Grupo RBS e também da Rádio Guaíba, do Grupo Record, ocorrerá às 20h desta segunda-feira (10/12) no auditório da Ordem gaúcha (Rua dos Andradas, 1261, 9º andar, Centro), em Porto Alegre.

 

10/12/2007 11:06h



Notícia anterior

Idosos do Asilo Padre Cacique e da Spaan aceitam doações de Natal

10.12.2007
Próxima notícia

OAB/RS publica edital do Exame de Ordem 03/2007

10.12.2007

Principais notícias

Ver todas
Whatsapp