Home / Noticias / 06.10.2011 21:03h

Ordem gaúcha firma parceria com projeto Vira Vida do SESI

06/10/2011 21:03h

http://bit.ly/NmI5jx
Foto: Guilherme Castelli - OAB/RS

Lamachia destacou que as 106 subseções no Estado irão ajudar a disseminar a campanha nas comunidades.

O presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, recebeu, nesta quinta-feira (6), o presidente do Conselho Nacional do SESI, Jair Meneghelli, e o superintendente no RS, Edson Lisboa, que apresentaram o projeto Vira Vida. O programa é dirigido a jovens entre 16 e 21 anos, de baixa renda, que têm a história de vida marcada por experiências relacionadas a abuso, exploração sexual, trabalho doméstico, gravidez precoce e dependência química.

Por meio de parceria firmada com a OAB/RS, os jovens poderão ter palestras com membros de Comissões da Ordem gaúcha para tratar de temas como direitos fundamentais e acesso à Justiça, entre outros. Além disto, Lamachia destacou que as 106 subseções da entidade irão repercutir a campanha e ajudar na divulgação nas respectivas comunidades.

O dirigente lembrou que, além das Comissões da Criança e Adolescente (CECA), de Direitos Humanos (CDH) e do projeto OAB Vai à Escola, toda a OAB/RS estará envolvida na causa, por ser um tema de extrema relevância para a cidadania gaúcha e brasileira.

Nesta sexta-feira (7), o Vira Vida será oficialmente lançado no Rio Grande do Sul. O Evento acontece a partir das 9h, no Centro de Atendimento do SESI Rubem Berta (Rua Paulino Gonçalves Barcelos, 307), em Porto Alegre. Inicialmente, além da Capital, Rio Grande e Uruguaiana terão o projeto, cada localidade com cem jovens atendidos.

O projeto (www.viravida.org.br) tem o apoio de todo o Sistema S e oferece aos jovens capacitação profissional, atendimento médico, odontológico, psicossocial, lazer e cultura. No total, 769 alunos já concluíram os cursos e 931 estão em processo de formação. Do total de formandos, 555 estão inseridos no mercado de trabalho, enquanto o restante participa de processos de seleção e aperfeiçoamento profissional. Hoje, o projeto está em 13 Estados, abrangendo 16 cidades.A meta é alcançar as 27 unidades da Federação.

Carinho de Verdade

Carinho de Verdade  (www.carinhodeverdade.org.br) é uma campanha de mobilização da sociedade brasileira para promover a conscientização das pessoas, instituições, empresas e organizações sobre o problema da exploração sexual de crianças e adolescentes.

Segundo dados do Disque Denúncia Nacional, foram recebidas 3.600 denúncias de violência sexual no Brasil no primeiro semestre de 2010. Mas não há dados oficiais sobre o número exato de crianças e adolescentes que vivem a realidade no País.

Conheça as vias para combater o problema.

Você não deve intervir diretamente quando identificar uma situação de abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes. O procedimento correto é fazer uma denúncia pelo Disque 100 – Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, disponível em todo o País, ou buscar o Conselho Tutelar ou um Conselho Municipal de Defesa de Direitos da Criança e do Adolescente em sua cidade.

A denúncia é um importante instrumento de intervenção da sociedade no sentido de coibir a prática do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes. O Disque 100 funciona diariamente, das 8 às 22h, inclusive nos finais de semana e feriados. Qualquer pessoa pode utilizar o serviço – adultos, crianças e adolescentes – e é garantido o anonimato.

Para denunciar, você também pode entrar em contato com:

• Polícia Militar – 190
• Polícia Rodoviária Federal – 191
• Delegacias especializadas ou comuns
• Disque denúncias locais
• Delegacias de Polícia
• Polícia Federal

Confira o vídeo da campanha gravado por artistas brasileiros

06/10/2011 21:03h



Notícia anterior

OAB/RS recebe vereadora de Santana de Livramento

06.10.2011
Próxima notícia

OAB/RS promove convênio para oferecer aos advogados Curso de Mestrado no Uruguai

06.10.2011

Principais notícias

Ver todas
Whatsapp