OAB/RS promove convênio para oferecer aos advogados Curso de Mestrado no Uruguai
06/10/2011 23:28h
Profissionais regularmente inscritos na Ordem terão descontos por meio da parceria firmada pela ESA e pela Comissão de Relações Internacionais e Integração do Mercosul com a Universidad de la Empresa – UDE.
A OAB/RS, por meio da Escola Superior de Advocacia (ESA) e da Comissão Especial de Relações Internacionais e Integração do Mercosul (CERIIM), firmou convênio de cooperação com a Universidad de la Empresa – UDE, do Uruguai. O objetivo é oferecer curso de Mestrado com desconto para advogados regularmente inscritos na entidade.
A assinatura da parceria foi realizada, na tarde desta quinta-feira (06), pelo presidente da Ordem gaúcha, Claudio Lamachia; pelo vice-diretor da ESA, conselheiro seccional Artur Alvim; pelo presidente da CERIIM, conselheiro seccional Marcino Fernandes Rodrigues. Também estavam presentes o vice-presidente da entidade, Jorge Maciel; e a secretária-geral, Sulmita Santos Cabral.
Segundo Alvim, foram garantidos descontos diferenciados para os profissionais da advocacia, visando o permanente aperfeiçoamento da classe. "A ESA busca permanentemente promover convênios com instituições reconhecidas", afirmou.
Para Marcino, a CERIIM buscou a parceria com a UDE por considerar fundamental a aproximação dos advogados com os países sul-americanos. "Esse Mestrado ser uma forma de se destacar no mercado de trabalho, a Ordem", disse.
Lamachia destacou que é necessário investir no constante aperfeiçoamento profissional da classe, e a Ordem gaúcha vem avançando com ações inovadoras. "Estamos atentos às necessidades de nossos profissionais e buscamos alternativas que proporcionem aos advogados uma oportunidade de crescimento profissional", ressaltou.
Aprovação do reconhecimento de diplomas
A aprovação da admissão automática de diplomas de pós-graduação expedidos em universidades na Argentina, no Paraguai e no Uruguai foi recebida com satisfação pela diretoria da Escola Superior da Advocacia da OAB/RS. O reconhecimento automático dos diplomas para o exercício de atividades de docência e pesquisa nas instituições de ensino superior no Brasil representa um grande ganho para os advogados da Ordem gaúcha.
A proposta também determina o reconhecimento dos títulos para a concessão de direitos e vantagens para pontuação em seleções ou concursos realizados para preenchimento de vagas de professores ou pesquisadores e à progressão de função. O projeto de Lei 1981/2011 seguirá para as Comissões de Educação e Cultura (CEC) e Constituição Justiça e Cidadania (CCJC), na Câmara dos Deputados, depois segue para tramitação no Senado.
Saiba mais:
- O convênio tem por objetivo facilitar o acesso dos advogados inscritos na OAB/RS ao curso de Mestrado ministrados pela Universidad de la Empresa – UDE na cidade de Montevidéu –Uruguai.
- A parceria se aplica ao curso de Mestrado em Direito das Relações Internacionais e da Integração na América Latina. Posteriormente, e mediante termo específico, o convênio poderá se estender a outros cursos ofertados pela UDE desde que haja interesse das instituições.
- Os cursos serão ministrados na cidade de Montevidéu – Uruguay em uma das sedes da UDE.
- Para poder ingressar em Curso de Mestrado no Uruguay o candidato precisa possuir curso de graduação devidamente válido no Brasil, com carga-horária mínima de 2.700 (duas mil e setecentas horas) ou 4 (quatro) anos de duração.
- A seleção dos inscritos será mediante análise da documentação apresentada bem como da comprovação da inscrição regular como advogado junto à OAB/RS.
- Os cursos de Mestrado da UDE têm duração mínima de 2 (dois) anos e suas atividades deverão ser cumpridas em 4 (quatro) etapas de aulas ministradas em Montevidéu – Uruguai em uma de suas sedes, cada etapa com duração de três semanas e uma 5ª (quinta) etapa que se destinará para defesa da dissertação de Mestrado.
Informações:
Mais informações sobre valores e inscrições entrar em contato com: Educa Brasil, Rua Miguel Tostes, 647 conj.204 – Bairro Rio Branco – Porto Alegre – RS, e-mail: [email protected], ou através dos telefones: (51) 3330-2428 – (51) 9982.6805
06/10/2011 23:28h