Lamachia participa da 96ª posse na subseção de Encruzilhada do Sul e reafirma compromissos da Ordem gaúcha
21/08/2025 12:18h
Na semana após a Cidade da Advocacia 2025, em que o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, voltou para a estrada para novos encontros com a advocacia do Estado, foi a vez da subseção de Encruzilhada do Sul ter sua nova diretoria empossada de forma solene. A cerimônia, realizada na sexta-feira (15), conduziu Jani Damé Rodrigues ao cargo de presidente da subseção.
Além de Jani, também foram empossados os demais membros da diretoria: Paulo Cesar Souza Lacerda (vice-presidente); Marama Rodrigues Viegas (secretária-geral); Josiane Borghetti Antonelo Nunes (secretária-geral adjunta); e Túlio Abreu de Souza (tesoureiro). Além deles, tomaram posse os conselheiros subseccionais.
Em seu discurso, Lamachia renovou o compromisso com a defesa das prerrogativas da advocacia e a defesa da sociedade. “Juramos defender a Constituição, o Estado Democrático de Direito e as prerrogativas da classe. Por isso, não podemos ficar em silêncio quando nossa liberdade de atuação está em jogo”.
O presidente da Ordem gaúcha também reafirmou seu comprometimento com as demandas por melhorias no atendimento do Judiciário aos cidadãos. “No nosso juramento, também prometemos defender a rápida administração da Justiça. A OAB/RS honra este compromisso quando cobra, de maneira equilibrada, respeitosa e isenta de paixões partidárias, políticas e ideológicas, melhorias na prestação jurisdicional. Não há uma demanda que chegue até nós e que não seja tratada pela Ordem. Nós conseguimos 39 elevações de entrância e nós vamos lutar pela 2ª Vara de Encruzilhada do Sul”, garantiu Lamachia.
Jani discursou sobre as dificuldades do dia a dia profissional e da esperança em momentos melhores. “Em agosto, aproveitei o Mês da Advocacia para visitar todos os escritórios da nossa subseção. Sei que enfrentamos obstáculos, mas precisamos seguir em frente. Sabemos da força da OAB/RS e do nosso presidente estadual. Juntos, construiremos soluções”.
Presente na solenidade, a vice-presidente da OAB/RS, Claridê Chitolina Taffarel, destacou o papel da advocacia feminina, evidenciando a posse de mais uma na liderança de uma subseção. “A par das muitas conquistas, temos muitas lutas, como o enfrentamento à violência contra a mulher, uma chaga a qual a Ordem gaúcha combate com todo o seu peso institucional. Adotando esse tema como prioritário no projeto “OAB/RS vai à Escola”, nossa entidade nos orgulha ainda mais por um trabalho feito a tantas mãos.”
A presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul (CAARS), Neusa Bastos, também participou da cerimônia. “Aqui em Encruzilhada do Sul, há uma advocacia firme como as raízes que sustentam essa região e aberta como o horizonte que nos inspira a sonhar. Hoje, celebramos mais do que uma posse, comemoramos a certeza de que o futuro da advocacia se constrói com coragem, união e amor pela nossa profissão”.
Presenças
Também estiveram presentes no evento os conselheiros estaduais da OAB/RS, Jônatas Michels Ilha e Jeferson Rodrigues (que também é ex-presidente da subseção de Encruzilhada do Sul); a ex-presidente da subseção, Katia Rosane Pereira Louzada; o presidente da subseção de Candelária, Ivonei Santos Silveira; o vice-presidente da subseção de Rio Pardo, Eugênio Carlos Mota de Almeida; o diretor do Foro da Comarca de Encruzilhada do Sul, Ademar Eleuterio Júnior; o promotor de Justiça de Encruzilhada do Sul, Ulysses Fernandes Moraes Luz; o procurador-geral de Encruzilhada do Sul, Nicolas Tadeu Stasinski Lopes (representando o prefeito); o prefeito de Amaral Ferrador, Paulo Adriano Vicente Carvalho; o presidente da Câmara de Vereadores de Encruzilhada do Sul, Leandro José Hendges e o presidente da Câmara de Vereadores de Amaral Ferrador, Paulo Adriano Vicente Carvalho.
21/08/2025 12:18h