Em São Jerônimo, Lamachia empossa nova diretoria e reforça posição da OAB/RS contra calote nos precatórios
21/08/2025 11:28h
O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, realizou a posse de número 97 na noite da sexta-feira (15), reconduzindo Felipe da Silva Lima ao cargo de presidente da subseção de São Jerônimo. A solenidade contou com a presença da advocacia local e de colegas de Arroio dos Ratos, Barão do Triunfo, Butiá, Charqueadas, General Câmara, Minas do Leão e Vale Verde, que são os outros municípios abrangidos pela subseção, e com diversos representantes da sociedade civil e de outras subseções da OAB/RS.
Em seu discurso, Lamachia destacou que a grande representatividade na cerimônia é fruto do trabalho realizado na subseção. “Eu só tenho a agradecer aos advogados e às advogadas de São Jerônimo por sempre me receberem de maneira tão carinhosa e com o coração aquecido. Essa subseção, sob a presidência do Felipe, fez diversas entregas, a exemplo da elevação de entrância da Comarca de Charqueadas e as melhorias no Complexo Prisional. Mas o trabalho feito aqui também foi humanitário, como durante o período das enchentes”, pontuou.
O presidente da Ordem gaúcha não deixou de tocar em pontos sensíveis do cenário nacional. “Estamos lutando contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 66 que, se aprovada, será o maior calote de precatórios desde 1988. Ela vai atingir o coração da advocacia previdenciária, mas, em especial, atingirá as pessoas que mais precisam porque essa PEC não se refere somente aos regimes dos municípios e estados, ela também chega nos aposentados e pensionistas do INSS. Esta alteração vai atrasar o pagamento de recursos a quem mais precisa, valores estes que são devidos por decisões transitadas em julgado,” finalizou.
Reconduzido ao cargo de presidente subseccional, Felipe da Silva Lima falou do alinhamento entre a OAB local e a entidade a nível estadual. “O presidente Lamachia sempre nos representou muito bem e o expressivo resultado nas eleições para a OAB/RS em 2024 mostraram isso. Em uma instituição renomada e respeitada, não se pode deixar a ideologia acima dos interesses da classe. É isso que faz a OAB mais forte e vibrante ao lado da sociedade”, salientou, além de garantir que sua gestão seguirá marcada pela luta em favor de melhorias para a advocacia da região.
Felipe será acompanhado na gestão 2025/2027 por Mariane de Oliveira (vice-presidente); Carolina de Campos Lima Lago (secretária-geral); Adamo Fontoura da Silva (secretário-geral adjunto); e Lucimara Pires Santos (tesoureira).
A vice-presidente da OAB/RS, Claridê Chitolina Taffarel, falou sobre os desafios enfrentados e a força da instituição. “É momento de refletir sobre nossas batalhas e a responsabilidade que nossa profissão carrega, sobretudo, aqui no Rio Grande do Sul, já que temos uma tradição de gerar grandes líderes e grandes pensadores do Direito. A advocacia gaúcha tem um histórico de protagonismo no cenário nacional e a OAB/RS trabalha com afinco e determinação por uma sociedade mais justa e por uma advocacia mais forte e unida.”
A Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul (CAARS) foi representada por sua presidente, Neusa Bastos. “É com enorme alegria que participo desse momento tão especial para os colegas de São Jerônimo e região. Aqui, tradição e progresso caminham lado a lado e isso se reflete na advocacia. Sigamos firmes com coragem, esperança e a convicção de que nossa missão é nobre: defender direitos, buscar justiça e lutar todos os dias para que nossa sociedade seja mais justa, humana e fraterna.”
Presenças
Também estiveram na solenidade a secretária-geral e o secretário-geral adjunto da CAARS, Alessandra Glufke e Juliano Sampaio Gonçalves; a conselheira estadual e ex-presidente da subseção de Santa Cruz do Sul, Rosemari Hofmeister; os conselheiros estaduais Felipe Moreira da Silva Teixeira da Paixão e Eduardo Kucker Zaffari (que também é coordenador do curso de Direito da Ulbra de São Jerônimo); o ex-presidente da subseção de São Jerônimo, Juarez Rodrigues da Silva; os presidentes das subseções da OAB/RS de Sapucaia do Sul (Marcos Antônio Hauser); de Salto do Jacuí (Carlos Roberto Ravanello); de Triunfo (Rhodi Leandro Costa); de Lajeado (Ronaldo José Eckhardt); Estrela (Rafael Godinho); de Santa Cruz do Sul (Manuela Braga); de Guaíba (Gilvan Naibert e Silva); de Candelária (Ivonei Santos Silveira); e a vice-presidente de Venâncio Aires (Kátia Beatriz Rocha Diedrich); a ex-presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Iris Helena Medeiros Nogueira; a pretora da Comarca de Butiá, Lizelena Ranzolin; a magistrada titular da Vara do Juizado da Fazenda Pública de Canoas, Marise Moreira Bortowski; o promotor de justiça de São Jerônimo, Guilherme Vicari; o promotor de Justiça de Butiá, Marcelo Cassiano Ferreira da Silva; o procurador da Câmara de Vereadores de São Jerônimo, Lucas Chananeco de Souza; o prefeito de São Jerônimo, Julio Cesar Prates Cunha, e seu vice, Filipe Almeida de Souza; o procurador municipal de Butiá, Adão Cleiton Leal da Silva; os vereadores de São Jerônimo, Leandro Oliveira, e de Charqueadas, Patrick Vieira; o tabelião de Charqueadas, Alexandre Pelegrini; o tabelião de São Jerônimo, Otavio Hulverscheidt Carvalho; o diretor da Ulbra de São Jerônimo, Rodrigo Baptista Moreira; e a coordenadora do curso de Medicina da Ulbra de São Jerônimo, Rosangela Dornelles.
21/08/2025 11:28h