Em posse da subseção de Venâncio Aires, presidente da OAB/RS reforça defesa das prerrogativas e relembra caso envolvendo proibição de celulares em sessão do STF
29/04/2025 10:53h
Na noite de sexta-feira (25), o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, realizou a cerimônia de posse da nova diretoria da subseção de Venâncio Aires para o triênio 2025-2027. A solenidade reuniu autoridades, advogados, conselheiros e representantes da advocacia local e regional, em um evento que reforçou o compromisso da entidade com a defesa da classe e da sociedade. Na ocasião, o advogado Marcos Thiel foi reconduzido à presidência da subseção (veja nominata completa abaixo).
Lamachia destacou em sua fala a importância da defesa vigorosa das prerrogativas da advocacia. Ele mencionou um episódio recente envolvendo o ministro do Supremo Tribunal Federal Cristiano Zanin, que, contrariando princípios fundamentais, restringiu o acesso de advogados e jornalistas à sessão da Corte, ao proibir o uso de celulares — instrumento de trabalho essencial. “Nós tivemos, nesta semana, uma demonstração de flagrante e inaceitável desrespeito às nossas prerrogativas, por um ministro que até ontem era advogado, e que sentia na pele o que nós sentimos no dia a dia. Ele proibiu o ingresso de advogadas, advogados e jornalistas, não com o equipamento tecnológico, mas com uma ferramenta de trabalho, que é o telefone celular. A 1ª Turma da Suprema Corte do país feriu o direito e a garantia individual de privacidade, de liberdade de expressão e de liberdade de imprensa”, enfatizou Lamachia.
A vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do RS (CAARS), Paula Grill, enalteceu o espírito colaborativo da nova diretoria. “Servir a classe, embora seja uma enorme responsabilidade, traz uma imensa satisfação. E é muito bom saber que a diretoria hoje empossada continuará o trabalho já exitoso desta subseção” disse Paula Grill.
Confiança no diálogo e na união
Em seu discurso de recondução ao cargo, o presidente reeleito da subseção, Marcos Thiel, ressaltou a missão da OAB. “O que a gente faz vai além da defesa da advocacia, envolve a promoção da cidadania, a defesa da sociedade e do Estado de Direito, atualmente colocados à prova por decisões questionáveis vindas de Brasília. Os desafios permanecem intensos, mas reafirmo a minha confiança no diálogo, na união dos esforços e no compromisso coletivo dos colegas da diretoria, conselheiros e comissões para superá-los”, finalizou.
Diretoria eleita para o triênio 2025-2027:
Presidente - Marcos Joaquim Thiel
Vice-presidente - Kátia Beatriz Rocha Diedrich
Secretária-geral - Luzia Gabriela Heinen
Secretária-geral adjunta - Mara Alice Reckziegel Weschenfelder
Tesoureiro - Marcelo Viana Dutra
Também tomaram posse os conselheiros Ana Lucia Landim, Andreia Jacobs Montini, Celso Luiz Schneider, Lisandra Aparecida de Campos, Luciano Bitencourt Dutra, Luciano de Azambuja Spies e Solange Schmaedecke Maurer.
Presenças
Estiveram presentes: a secretária-geral da CAARS, Alessandra Glufke; a conselheira estadual da OAB/RS Rosemari Hofmeister; a presidente da subseção de Santa Cruz do Sul, Manuela Braga; o presidente da subseção de Lajeado, Ronaldo Eckhardt; o secretário-geral adjunto da subseção de Lajeado, Miguel Arenhardt; o presidente da subseção de Rio Pardo, Renan Soares Klein; o presidente da subseção de Encantado, Jorge Calvi; a vice-presidente da subseção de Encantado, Clarice Bós Conzatti; o secretário-geral adjunto da subseção de Encantado, Nei Antônio Di Domênico; o presidente da subseção de Estrela, Rafael Godinho; o vice-presidente da subseção de Estrela, Odacir Giacomini Costa; o presidente da subseção de Candelária, Ivonei Santos Silveira; o presidente da subseção de São Jerônimo, Felipe da Silva Lima; o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas Daniel da Rosa; o presidente da Câmara Municipal de Venâncio Aires, Eduardo Pereira Luft; o deputado estadual Airton Artus; a diretora do Foro de Venâncio Aires, Sandra Regina Moreira; o promotor de Justiça de Venâncio Aires, Pedro Rui da Fontoura Porto; o juiz da 1ª Vara da Comarca de Venâncio Aires, Maurício Frantz; a juíza da 2ª Vara da Comarca de Venâncio Aires, Cristina Margarete Junqueira; a defensora pública de Venâncio Aires, Luciana Artus Schneider; e o comandante da Brigada Militar de Venâncio Aires, Maicon Barbosa Crumenauer; entre outras autoridades.
29/04/2025 10:53h