Em posse da diretoria de Tapes, Lamachia reafirma “prerrogativas” e “democracia” como os pilares da gestão
31/07/2025 15:28h
O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, participou, na terça-feira (29), da posse solene da diretoria da subseção de Tapes para o triênio 2025/2027. Na ocasião, o advogado Paulo Ricardo de Souza Duarte foi reconduzido à presidência da entidade. Junto a ele, compõem a diretoria os advogados Cicero Wilde de Oliveira (vice-presidente), Diego Garcia Brandão (secretário-geral), Maria Alice Peixoto Barbedo (secretária-geral adjunta) e Aniceli de Antoni Brunichaki Antiqueira (tesoureira).
Confira, em breve, as fotos da solenidade no Flickr da OAB/RS.
Atuação firme e presente
Em um momento de grandes desafios para a advocacia e para as instituições democráticas, o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, tem reafirmado seu compromisso com a defesa intransigente das prerrogativas profissionais e com a preservação do Estado Democrático de Direito. “No momento que nós estamos vivendo, nós precisamos de uma ordem forte, ativa e atuante. É isso que temos no Rio Grande do Sul. Não há nenhum tema que chegue ao conhecimento da nossa diretoria que nós não tratamos, encaminhamos e buscamos solução. Batemos todos os recordes de defesa de prerrogativas, de número de desagravos públicos e de envio de nomes de agentes violadores para o Cadastro Nacional de Violadores em Brasília. Estamos criando um sistema de prerrogativas, ampliando a capacidade da nossa Comissão de Defesa de Prerrogativas. Até 31 de dezembro de 2027, nós continuaremos dizendo o que precisa ser dito e faremos uma defesa integral da democracia e do Estado de Direito”, ressaltou.
Cidade da Advocacia
Lamachia também falou sobre a Cidade da Advocacia, o maior evento jurídico gratuito do Sul do país, que ocorre entre os dias 5 e 9 de agosto. “Trouxemos para a advocacia gaúcha o maior evento de toda a história da nossa instituição e tivemos a coragem de fazer um evento disruptivo e inovador. Ousamos e acertamos. A Cidade da Advocacia já é um sucesso absoluto porque é um evento gratuito, com a cara da nossa gestão, com o vetor da capacitação e do conhecimento e absolutamente democrático no Centro de Porto Alegre”, convidou Lamachia.
OAB/RS Vai à Escola
Ao abordar o papel transformador da educação no enfrentamento à violência de gênero, a secretária-geral adjunta da OAB/RS, Regina Soares, ressaltou que a “nossa instituição entende como fundamental promover ações concretas em defesa da sociedade, especialmente no combate à violência contra a mulher. O projeto OAB/RS Vai à Escola é uma das ferramentas mais potentes que temos para promover mudanças reais, pois ele age diretamente na base da nossa sociedade. Nós só conseguiremos atacar esse mal por meio da educação, das nossas crianças e dos nossos jovens. Esse projeto é uma semente para o futuro, uma semente de cidadania e de direitos humanos”, concluiu.
Atuação firme da subseção
Para o presidente reeleito, Paulo Ricardo de Souza Duarte, “a advocacia exige hoje, mais do que nunca, uma Ordem combativa, vigilante e presente. É esse o papel que a nossa subseção se propõe a exercer. Nosso compromisso será de manter as portas abertas, o diálogo constante com a advocacia local e a atuação proativa junto às instituições públicas em defesa das prerrogativas profissionais, do bom funcionamento da Justiça e da valorização da nossa classe”, enfatizou.
Conselheiros empossados
Foram empossados os conselheiros da subseção para o triênio 2025/2027: Ana Luisa Porto, Bruno Lima Ávila, Cáren Miritz Raphaelli, Diógenes Barbosa Ribas, Flavia da Silva Araujo, Genesio Ambos Moraes, Isadora Hiller Pelegrino, José Cláudio Alencastro Garcia, Ricardo Cesar Cidade, Tassia Pereira, Thaísa Alves Noschang e Vinícius da Silva Rocha.
Presenças
Também acompanharam a solenidade: os ex-presidentes da subseção de Tapes João Gilberto Barbosa Barcellos, Angelino Garavello e Alexsandro Barbosa Pacheco; o prefeito municipal de Tapes, Luis Carlos Coutinho Garcez; o juiz da 1ª Vara Judicial da Comarca de Tapes, Juliano Venturella Fontana; o juiz de Direito Paulo de Almeida Ferreira; e os promotores de Justiça da Promotoria de Justiça de Tapes, Pedro Henrique Lacerda Paoliello e Aline Souza Albino Grobberio.
31/07/2025 15:28h