Debate encerra o III Encontro do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência
03/12/2009 15:26h
O evento, realizado na sede da OAB/RS, foi marcado por profundas discussões em torno do assunto.
A Ordem gaúcha promoveu, junto ao Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência (Coepede), o III Encontro do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, realizado no Auditório Guilherme Schultz Filho, na sede da entidade, entre terça (1º) e quarta-feira (2).
Designada pelo presidente da Ordem gaúcha, Claudio Lamachia, a secretária-geral adjunta da entidade, Maria Helena Dornelles, que também representa a seccional no Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Coepede), orientou o ciclo de debates, que foi organizado pelo presidente do Coepede, Paulo Kroeff. A dirigente destacou que a entidade está à disposição da iniciativa por meio de suas 105 subseções.
“A Ordem é parceira na iniciativa de multiplicar as políticas sociais públicas direcionadas às pessoas com deficiência”, ressaltou Maria Helena.
No encerramento do evento, foi reiterada a importância de ser construída uma nova cultura em relação à pessoa com deficiência e a disseminação da criação de conselhos que representem as pessoas portadoras de necessidades especiais.
Também participaram do encontro na mesa principal o psicólogo Osire Renato Sant´Ana da Rosa.
Parceria entre OAB/RS e Coepede
A OAB/RS está entre as entidades não governamentais que compõem o Coepede/RS. O conselho foi criado no Estado no final de 2005, e mantém entre suas atribuições a formulação de diretrizes para as políticas sociais públicas direcionadas às pessoas com deficiência, bem como o acompanhamento e fiscalização de sua implementação; o acompanhamento da aplicação dos recursos públicos para a área da pessoa com deficiência, previstos no orçamento do Estado; e a promoção de parcerias com universidades para estimular pesquisas e programas relacionados ao assunto.
03/12/2009 15:26h