“Teremos uma fala firme, equilibrada, respeitosa, mas sempre dizendo o que precisa ser dito em defesa da democracia”, afirma Lamachia na posse da diretoria da OAB de Pinheiro Machado
04/08/2025 15:54h
A nova diretoria da OAB de Pinheiro Machado tomou posse na noite da quinta-feira (31), durante solenidade realizada no município da região da Costa Doce. Reconduzido à presidência da subseção, Fernando de Medeiros Dias assumiu oficialmente o novo mandato para o triênio 2025/2027. O evento contou com a presença do presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, e reuniu autoridades locais, representantes do Judiciário e integrantes da advocacia regional.
As fotos da solenidade estarão em breve no Flickr da OAB/RS.
Foram empossados os seguintes membros da diretoria da subseção de Pinheiro Machado: Fernando de Medeiros Dias (presidente), Vinícius Montagner Pereira Mesko (vice-presidente), Lóren Formiga de Pinto Ferreira (secretária-geral), Tatiana de Medeiros Dias (secretária-geral adjunta) e Leandro Garcia Soares (tesoureiro).
Em seu pronunciamento, Lamachia destacou o papel da Ordem em defesa da sociedade, bem como fez referência ao atual cenário político e institucional do país. “Quando a gente fala em defender a democracia e o Estado de Direito e percebe silêncio e o medo de falar, notamos que a democracia não vai bem. O nosso papel é fazer os enfrentamentos em defesa das advogadas e advogados gaúchos e da sociedade rio-grandense”, pontuou. Ao final, Lamachia reforçou: “Daqui, silêncio não teremos. Teremos uma fala firme, equilibrada, respeitosa, mas sempre dizendo o que precisa ser dito”.
O presidente reeleito, Fernando de Medeiros Dias, agradeceu a presença das autoridades e da advocacia local e celebrou as conquistas da gestão anterior. “Desde que assumimos, há três anos, conseguimos arrumar nossa sala e comprar materiais, com recursos próprios e repasses da OAB/RS. Lutamos para que não fosse transferido o nosso fórum e conseguimos mantê-lo onde está. Estamos ainda enfrentando a situação de estarmos sem juiz, mas a promessa é que, em breve, ele assuma”, relatou. Ele também reforçou o apoio recebido da seccional: “Sempre que estivemos em Porto Alegre, fomos muito bem recebidos e conseguimos resolver nossos problemas. Presidente, o senhor sabe que pode contar conosco”, completou.
04/08/2025 15:54h