Tarde de trabalhos encerra o Seminário Direito do Trabalho e Dignidade Humana
08/08/2012 21:20h
O evento faz parte da programação do Mês do Advogado que ocorrerá até o dia 31 de agosto.
Na parte da tarde desta quarta-feira (08), o Seminário Direito do Trabalho e Dignidade Humana abordou a "Fraude nas relações de trabalho".
Abrindo a tarde de trabalhos, o juiz do Trabalho da 4ª Região, Francisco Rossal de Araújo falou do cuidado dos juízes em perceber uma fraude nas relações de trabalho. "Temos que observar quando há discrepância entre a vontade manifestada e o que é mesmo a vontade da pessoa, para que o trabalhador não seja lesado, nem a sociedade em geral".
O advogado da Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto, Mauro Menezes expôs que "a fraude nas relações de trabalho é uma realidade dramática e vem sendo tolerada há muito tempo na nossa sociedade".
O painel teve como presidente de mesa a juíza do Trabalho da 4ª Região, Maria Madalena Telesca e como relator, o presidente da Sociedade dos Advogados Trabalhistas de Empresas do Rio Grande do Sul ,Gustavo Juchem.
Painel de encerramento
A secretária-geral da OAB/RS, Sulamita Santos Cabral e o conselheiro seccional e coordenador do seminário, Raimar Machado conduziram os trabalhos dos painéis finais.
O jurista José Luiz Ferreira Prunes explanou aos presentes sobre "Direito e Justiça no século XXI: Promoção da Cidadania nas Relações de Trabalho". Em sua fala, ele destacou que "não acredito em oposição entre trabalho e capital".
Após, a Conferência de Encerramento foi ministrada pelo presidente da Academia Nacional de Direito do Trabalho, Nelson Mannrich, que tratou sobre "Direito do Trabalho na cruzada da dignidade do trabalhador".
08/08/2012 21:20h