Retrospectiva OAB/RS: 2017 foi o ano de conquistas e valorização da advocacia
21/12/2017 15:42h

O ano de 2017 foi o ano das conquistas e da valorização dos mais de 80 mil advogados e advogadas de todo o Rio Grande do Sul. A partir do Plano de Valorização da Advocacia, lançado no dia 17 de fevereiro de 2016, muitas ações foram concretizadas pela OAB/RS, para fortalecer a advocacia gaúcha.
Confira as principais ações realizadas pela Ordem gaúcha no último ano:
Janeiro
No início do ano, a atuação do presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, começou a partir de conversas com os advogados, nos Foros da Capital, e da percepção da necessidade de melhorias no processo eletrônico, o que acarretou a decisão de oficiar o TJRS na quarta-feira (25), com o intuito de promover evoluções no sistema E-Themis.
Dentro do Plano de Valorização, na quinta-feira (26), o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, e o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, estiveram reunidos com presidentes das subseções da Serra Gaúcha e demais autoridades em um evento de regionalização da OAB/RS.
OAB/RS oficia TJRS para melhorias no sistema e no suporte do processo eletrônico
Fevereiro
O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, apresentou ao Conselho Pleno da entidade o Plano de Valorização da Advocacia. A iniciativa tem o intuito de balizar as ações da Ordem e incluem a intensificação de trabalhos na área das prerrogativas, no combate à publicidade irregular, no respeito aos honorários e na aproximação com a classe, entre outros.
Em Sessão do Conselho Pleno, Breier apresenta Plano de Valorização da Advocacia
Março
Dando continuidade ao Plano de Valorização da Advocacia, o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, deflagrou o projeto De Colega para Colega no Interior do Estado. O dirigente esteve em Encruzilhada do Sul e visitou escritórios da advocacia local, para conversar com os advogados e ouvir as demandas relacionadas às ações da seccional gaúcha. A iniciativa visa à ida do presidente aos fóruns, às salas da OAB/RS e aos escritórios para conversar e ouvir as demandas dos advogados, com relação às ações da Ordem gaúcha, e também suas dificuldades no exercício profissional.
No dia 22, Breier participou do ato de inauguração do sistema de Protocolo Integrado. Atendendo ao pleito da Ordem gaúcha, o TJRS ampliou o serviço, permitindo que as petições de processos em tramitação na Capital possam também ser recebidas pelo Protocolo Judiciário do TJRS e vice-versa, independente da origem.
Ainda em março, dentro das ações do Plano de Valorização, a OAB/RS preparou mais de 50 ações judiciais contra profissionais que praticam a publicidade irregular e contra casos de exercício ilegal da profissão. A medida é resultado do esforço da Comissão de Fiscalização do Exercício Profissional (CFEP), do Tribunal de Ética e Disciplina e, principalmente, do contato direto do advogado com a entidade pelo canal “Fale com o Presidente”.
Houve outra conquista para advocacia, também atendendo um pleito da OAB/RS: o TRT4 publicou o Provimento Conjunto nº 02, dispondo sobre a regulamentação em relação à liberação dos alvarás trabalhistas. No documento, o Tribunal reconhece que os créditos trabalhistas, quanto aos honorários advocatícios, são dotados de natureza alimentar.
Na tarde desta sexta-feira (31), durante a sessão do Conselho Pleno da OAB/RS, foram apresentadas as principais ações e as demandas enviadas ao Observatório do Novo CPC. A iniciativa da Ordem gaúcha é que haja um mecanismo para que os advogados possam enviar qualquer afronta ao cumprimento das leis no novo Código.
Observatório do Novo CPC segue recebendo denúncias e atuando na defesa do advogado
De Colega para Colega no Interior: Breier inicia encontros nas subseções
Após pleito da OAB/RS, Serviço de Protocolo Integrado já está em funcionamento
Reconhecimento: alvarás judiciais trabalhistas devem ser emitidos em nome dos advogados
Abril
No mês especial de aniversário dos seus 85 anos, a Ordem gaúcha trouxe uma inovação que presenteou os advogados: a primeira Revista Digital OAB/RS. O projeto ficou disponível on-line nos celulares, tablets e desktops. O periódico é totalmente sustentável, reduzindo, inclusive, expressivos recursos financeiros.
Outra novidade, no mês, foi a possibilidade dos advogados que atuam no Tribunal Regional Eleitoral do Estado poderem realizar a solicitação de carga de processos por meio do Whatsapp (51 99294-9975).
No dia dos seus 85 anos, a OAB/RS bradou em nome da advocacia e promoveu uma audiência pública para levar as manifestações dos advogados sobre o processo eletrônico do TJRS para a administração da instituição. Esse ato foi um marco para a mudança do processo.
Em audiência pública na OAB/RS, TJRS se compromete em rever o sistema de processo eletrônico
OAB/RS inova e lança primeira revista digital e interativa
De maneira inédita, advogados poderão solicitar carga de autos pelo Whatsapp no TRE/RS
Maio
Em mais uma iniciativa inédita, que integra o Plano de Valorização da Advocacia, a OAB/RS criou uma enquete aberta a todos os advogados, para que eles possam avaliar as Varas de todo o Rio Grande do Sul, levando em consideração a esfera estadual, federal e trabalhista. O objetivo foi fazer com que os profissionais pudessem expressar a sua realidade no exercício da advocacia.
A busca de iniciativas para melhorar o atendimento está entre as prioridades da OAB/RS, integrando o Plano de Valorização da Advocacia. Para isso, a advocacia gaúcha conta agora com estruturas mais modernas para a excelência de sua prestação jurisdicional. As salas da OAB, localizadas na Justiça do Trabalho e no Foro Central I, foram reinauguradas no dia 15.
Mais uma conquista para a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rio Grade do Sul: os advogados de Itaqui e região receberam a reinauguração da sede no dia 04, para atender às necessidades da advocacia da região. Em novembro deste ano, também, Marau reinaugurou sua sede reformada.
Junho
Uma decisão inédita, tomada no dia 13, fortaleceu o Plano de Valorização da Advocacia. A OAB/RS garantiu a tutela de urgência para determinar a suspensão das atividades, no que se refere à captação e nova contratação de clientes da empresa Planjuris, que ofertava serviços jurídicos aos departamentos de Recursos Humanos de diversas empresas do RS.
OAB/RS garante a suspensão de serviços de uma empresa que exercia captação irregular de clientes
Julho
Mesmo diante de um cenário de crise econômica no país, a OAB/RS não deixou de investir nas estruturas oferecidas aos advogados e às advogadas. Em 2017, foram destinados R$ 2.6 milhões na construção ou reforma de salas em fóruns e em sedes de subseções.
OAB/RS investe em estrutura para advocacia gaúcha
Agosto
Durante 24 dias, a OAB/RS reuniu a classe jurídica, não só para discutir temas relevantes pertinentes à advocacia e à cidadania, mas também proporcionar aos advogados um ambiente repleto de capacitação e valorização profissional. Audiência Pública, fóruns, debates, cursos, workshops e homenagens são algumas das diversas opções da programação do Mês do Advogado. Neste ano, para confraternizar com os profissionais, a Banda Jota Quest embalou a advocacia num show de encerramento do mês.
Realizando uma ação inédita no País, a OAB/RS inovou em mais uma iniciativa de aproximação e interlocução, quando, no dia 9, firmou um acordo de cooperação institucional com a Polícia Civil do Rio Grande do Sul na seccional. O objetivo foi a criação da Comissão Mista, que vai garantir o aperfeiçoamento da atuação operacional na tramitação de Inquéritos Policiais, assuntos administrativos e questões vinculadas à advocacia, facilitando o exercício profissional nas delegacias de polícia do RS.
O Colégio de Presidentes da OAB/RS reuniu os dirigentes das 106 subseções no Hotel Plaza São Rafael, no dia 30, em Porto Alegre. Ao longo do evento, foram tratados assuntos como: a morosidade do Judiciário, a ética na advocacia, os honorários advocatícios, o processo eletrônico, entre várias outras pautas.
No fim do mês, pensando em ajudar profissionais e estudantes que enfrentam dificuldades com acessibilidade no dia a dia, a OAB/RS lançou, no dia 31, uma frente de trabalho para mapear advogados, estagiários e estudantes de Direito com deficiência e desenvolver um projeto que minimize seus problemas de atuação profissional. A Frente de Trabalho é composta pelas Comissões de Direitos da Pessoa com Deficiência (CEPD) e pela Comissão do Jovem Advogado (CEJA).
Outra conquista para a sociedade gaúcha e para a advocacia: por uma ação do presidente da OAB/RS, a Justiça Federal concedeu, no dia 24, uma liminar, suspendendo o aumento dos combustíveis no Rio Grande do Sul.
Mês do Advogado terá mais de 50 atividades para toda a classe jurídica gaúcha
IV Colégio de Presidentes: OAB/RS divulga deliberações da Carta de Porto Alegre
OAB/RS e Polícia Civil do RS firmam acordo inédito de cooperação institucional
Setembro
O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, cobrou, no dia 19, que o governo do Estado atuasse para acabar com a permanência de presos em celas de delegacias de polícia. A Ordem pediu ainda o apoio do Ministério Público, da Defensoria Pública e do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul para que o problema seja resolvido.
Ainda em defesa da cidadania, o pedido de impeachment do prefeito de Montenegro, Luiz Américo Alves Aldana, proposto pela Subseção de Montenegro da OAB/RS foi aceito, de forma unânime, pelos dez vereadores da Câmara Municipal de Montenegro. A decisão ocorreu na noite da quinta-feira (31) em sessão do Legislativo local. Breier e o presidente da subseção de Montenegro, Sepé Tiaraju de Campos, além de outros integrantes da Ordem, estiveram no Legislativo, entregando a documentação e o pedido e sendo recebidos pela presidência da Câmara de Vereadores.
OAB/RS cobra providências para acabar com a permanência de presos em delegacias de polícia
Pedido de impeachment do prefeito de Montenegro proposto pela OAB/RS foi aceito por vereadores
Outubro
Uma grande vitória aconteceu em outubro: desde o dia 16, os advogados gaúchos estão isentos do pagamento de custas nos processos de execução de honorários contratuais e sucumbenciais. Essa é uma importante bandeira da OAB/RS, materializada na Lei Estadual 15.016/2017, que reconhece a natureza alimentar dos honorários, contemplando o Plano de Valorização da Advocacia. A conquista é inédita no País.
Durante dois dias, (28) e (29) de setembro, advogados (as) de todo o Brasil estiveram reunidos em um dos maiores eventos jurídicos do Rio Grande do Sul. A VIII Conferência Estadual da Advocacia atraiu mais de duas mil pessoas que participaram de uma extensa programação, promovida pela OAB/RS no Centro de Eventos do Plaza São Rafael, em Porto Alegre.
O ano de 2017 também foi marcado por ajustes internos, visando à qualificação do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB/RS. As dez turmas julgadoras, cada uma formada por oito advogados, realizaram julgamentos praticamente todos os dias, atendendo as expectativas da categoria de: receber denúncias, efetivar a instrução, realizar os julgamentos e aplicar as punições quando necessário. Até 25 de setembro de 2017, o TED julgou 719 processos.
Reconhecimento à advocacia: advogados gaúchos estão isentos de custas na execução de honorários
Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/RS qualifica julgamentos e intensifica atuação
Novembro
A manhã do dia 6 foi marcada por manifestações de contundência e de solidariedade ao advogado Ranieri Ferreira das Neves, de Novo Hamburgo. Com a presença do presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, e de dezenas de advogados, foi realizado um ato de Desagravo Público em frente ao Foro Central de Porto Alegre, em razão de agressões sofridas por Neves, tendo como autor do ataque o promotor do Ministério Público (MP) Eugênio Paes Amorim.
O dia 17 de novembro de 2017 entrou para o calendário do Judiciário gaúcho como uma data marcante e o início de uma nova era digital. Uma antiga reinvindicação da advocacia gaúcha se tornou realidade. A partir de relatos e contribuições de advogados de diferentes regiões do Rio Grande do Sul, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) passará a utilizar o mesmo processo eletrônico do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, o eproc. A partir de 2019 (ainda no primeiro semestre), o e-Themis, que hoje é utilizado pelo TJRS, será substituído pelo e-Proc.
Advocacia gaúcha repudia e se solidariza com advogado agredido por promotor
eproc: OAB/RS contribui para nova era digital no Judiciário gaúcho
Dezembro
A OAB/RS, com o apoio do Fórum dos Conselhos das Profissões Regulamentadas, mais uma vez bradou em nome da advocacia e da cidadania gaúcha. Após mobilizar os vereadores da Capital, no dia 11, com 15 votos sim e 19 votos não, os vereadores rejeitaram o texto do PLC 16/17, que previa um injusto aumento tributário para os escritórios de advocacia, bem como para a cidadania, na Capital. Da mesma forma, em defesa da sociedade, a OAB/RS, ingressou com ação para barrar o aumento de 30% na conta de luz da CEEE.
OAB/RS comemora rejeição do projeto que aumentava ISSQN em Porto Alegre
OAB/RS ingressa na Justiça Federal contra aumento de 30% nas contas de luz da CEEE
21/12/2017 15:42h