Resultados do Sistema de Gestão Ambiental são apresentados ao presidente da OAB/RS
06/08/2012 23:52h
As ações realizadas pelo Grupo de Trabalho foram saudadas por Lamachia, que enfatizou o pioneirismo da iniciativa entre as seccionais do País.
Em reunião com o presidente e a secretária-geral da Ordem gaúcha, Claudio Lamachia e Sulamita Santos Cabral, o Grupo de Trabalho do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) fez a apresentação dos resultados do trabalho desenvolvido nos últimos meses.
Participaram do encontro na tarde desta segunda-feira (06), o presidente da Comissão de Direitos Ambiental (CDA), conselheiro seccional Ricardo Alfonsin; a integrante da CDA, Marilia Longo do Nascimento; e a funcionária da OAB/RS, Sheila Ribeiro Elitt. Todos são integrantes do GT.
A entidade já assumiu o compromisso com as questões ambientais a partir da formação do GT. Também aprovou sua política ambiental, oficializando suas intenções frente ao meio ambiente e capacitou um colaborador designado para realizar as orientações e os treinamentos junto aos funcionários da Ordem em matéria de segurança do trabalho.
Durante o encontro, os integrantes do GT ainda destacaram a importância de a OAB/RS ter firmado termo de cooperação com o TJRS, o TRE, o TRT4, o TCE, o MPE, o MPF, o MPT, o MPC e a PGE, visando a promover a troca de informações e a implementação de boas práticas na área ambiental. Na mesma linha, a Ordem gaúcha assinou protocolo de cooperação com a UFRGS com a finalidade de fomentar atividades de pesquisa na área ambiental, em especial, na troca de informações sobre a implementação de sistemas de gestão ambiental.
Atualmente, as questões ambientais estão sendo tratadas pelo GT que vai estruturar e implementar o SGA da OAB/RS, assim como gerir projetos e programas, avaliar e minimizar os impactos ao meio ambiente ocasionados por suas atividades. O objetivo é garantir o cumprimento de suas responsabilidades socioambientais e de segurança do trabalho, trazendo benefícios como: conhecer e administrar os riscos ambientais da entidade, criar uma cultura ambiental na organização, prevenir a ocorrência de acidentes e reduzir a geração de resíduos e o consumo de recursos naturais.
As ações realizadas pelo GT foram saudadas por Lamachia, que enfatizou o pioneirismo da iniciativa da OAB/RS. "Somos a primeira seccional da Ordem no País a tratar deste processo e iniciar a implantação do Sistema de Gestão Ambiental. Além de viabilizar uma entidade sustentável, vamos buscar a conquista do ISO 14.001", ressaltou o dirigente. O certificado atesta a responsabilidade ambiental no desenvolvimento das atividades sustentáveis de uma organização.
06/08/2012 23:52h