“Recuperamos o orgulho da advocacia gaúcha”, diz presidente da OAB/RS em posse na subseção de São Borja
15/04/2025 13:14h
Encerrando mais um roteiro de viagem pela região da Fronteira, o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, esteve em São Borja, na noite do sábado (12), para a cerimônia de posse da diretoria da subseção local. O advogado Nairon Bastos Pereira foi reconduzido ao cargo de presidente para o triênio 2025-2027.
Confira as fotos da solenidade no Flickr da OAB/RS.
Durante a solenidade, o presidente Leonardo Lamachia destacou o trabalho realizado pela Ordem na gestão passada, iniciada em 2022, e reafirmou seu compromisso com a advocacia gaúcha para o próximo triênio. “Nós conseguimos, ao longo dos últimos três anos, recuperar muito do orgulho da advocacia gaúcha. Defendemos as prerrogativas com vigor, batemos o recorde no número de desagravos e no envio de nomes de agentes violadores para o Cadastro Nacional de Violadores de Prerrogativas. Estamos muito próximos da aprovação da lei estadual que vai isentar o pagamento de custas de honorários, e seguimos lutando nos temas do sistema eproc e do sistema de Processo Judicial Eletrônico (PJe). Também criamos programas estruturantes, como o Programa Primeiros Passos (PPP) para a jovem advocacia e o Programa de Apoio à Mulher Advogada (PAMA), além dessa presença efetiva no interior e a ampliação dos repasses para as subseções. São muitas as razões e os motivos para comemorarmos. Uma Ordem ativa, atuante, firme e uma advocacia unida. Portanto, estou aqui também para reafirmar o compromisso de seguir lutando com todas as forças nos próximos três anos”, afirmou.
“Gestão que não encontra distâncias”, afirma Regina Soares
A secretária-geral adjunta da OAB/RS, Regina Soares, também participou da solenidade e parabenizou a nova diretoria. “Estamos aqui para abraçar o Rio Grande do Sul, mostrar que essa gestão não encontra distâncias para estar onde a advocacia precisa e onde a Ordem deve estar. É uma honra estar em São Borja, terra que construiu a história do Brasil e do Rio Grande do Sul, e que nos dá tantos exemplos de liderança, como o presidente Nairon. Tenham certeza de que nós, da diretoria da OAB/RS, estaremos presentes e dispostos a atender tudo o que for possível. Quero lembrar que todas as nossas entregas são obras coletivas, construídas por homens e mulheres de Ordem, em parceria com a comunidade e com os poderes públicos”, salientou a advogada.
“O advogado é indispensável à administração da Justiça”, diz novo presidente
Reconduzido à presidência da subseção, Nairon Bastos Pereira conclamou a advocacia local a seguir unida e vigilante. “Estejamos cada vez mais unidos em prol de uma advocacia forte, atuante e vigilante na defesa das prerrogativas. Não descuidando, é claro, da colaboração com o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional. Sigamos empenhados na defesa da Constituição Federal, dos direitos humanos e da Justiça social. Que esses sejam os princípios norteadores de uma sociedade livre e independente de qualquer tipo de tirania. É sempre importante reafirmar que a Constituição Federal de 1988, no artigo 133, prevê que o advogado é indispensável à administração da Justiça”, disse.
Diretoria da subseção de São Borja – Triênio 2025-2027
Presidente – Nairon Bastos Pereira
Vice-presidente – Eder Guimarães Costa
Secretária-geral – Angela Mabili Cogo
Secretário-geral adjunto – Luiz Carlos Paim Donato
Tesoureira – Andreia Pereira Portela
Conselheiros de São Borja
Ana Lucia de Paula Tastch; Daiane da Rocha Escoto; Imar Santos Cabeleireira; José Osório Vieira Dutra; Luis Othavio Scaramussa Aguilar; Matheus Newton Bronzoni Nunes; Melissa Falcão Martins; e Silvia Letícia Bratz Dalmaso.
Presenças
Também participaram da solenidade: o presidente da subseção de Bagé, Luis Mariano Mazzini Nied; o presidente da subseção de Uruguaiana, Cassius Rotta Mendes; a ex-presidente da subseção de São Borja Flávia Ribas; o vice-prefeito de São Borja, Jefferson Homrich; o vereador de São Borja Enedir Ramires; o diretor presidente do foro da Comarca de São Borja, Marcos Rogério Alves; o defensor público de São Borja, Guilherme Ruggiero de Souza Santos; a delegada da Polícia Federal, Tawiny Gonçalves; entre outras diversas autoridades.
15/04/2025 13:14h