Home / Noticias / 19.02.2016 17:33h

Rádio OAB/RS: Cidade Negra é destaque na programação

19/02/2016 17:33h

http://bit.ly/1Tv1QpS
Arte: Juliana Cardoso - OAB/RS

O grupo foi formado na década de 80 na cidade de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, tornou-se um dos mais populares do cenário reggae brasileiro.

A Rádio da OAB/RS apresentará, ao longo desta semana, do dia 22 a 26 de fevereiro, no programa “Uma Hora de Sucessos”, a banda Cidade Negra, um dos grupos mais populares do reggae brasileiro.

O grupo foi formado na década de 80 na cidade de Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Bino Farias (baixo), Lazão (bateria), Da Gama (guitarra) e Ras Bernardo (vocais) atendiam pelo nome de Lumiar e se apresentavam pelo circuito de festas reggae do Rio de Janeiro. Foram descobertos pelo produtor Nelson Meirelles (mais tarde baixista-fundador d'O Rappa), que gravou suas primeiras fitas demo.

Já rebatizados de Cidade Negra, eles ganharam destaque num documentário da rede inglesa de TV BBC sobre a Baixada, o que ajudou a abrir as portas para o lançamento do primeiro disco da banda, "Lute Para Viver". Os hits "Falar a Verdade" e "Nos Jardins Dessa Nação" transformaram a banda numa sensação na cena pop-rock brasileira. Ras Bernardo gravou ainda "Negro no Poder", em 1992, e participou com a banda do festival de reggae Sunsplash, na Jamaica.

No ano seguinte, Ras foi substituído pelo vocalista da banda de black music Bel, Toni Garrido. O primeiro sucesso com o novo vocalista foi a música "Onde Você Mora?", do CD "Sobre Todas as Coisas". Logo em seguida, vieram os discos “O Erê”, em 1996, “Quanto Mais Curtido Melhor”, em 1998, e “Enquanto Gira o Mundo”, em 2000.

Em 2002, a banda comemorou a década de carreira gravando suas principais músicas no Acústico MTV, que teve como novidades a regravação de "Extra", de Gilberto Gil, e uma versão em português de "Johnny B. Goode", de Chuck Berry. Em 2004, o grupo voltou ao reggae tradicional com o disco "Perto de Deus", mixado na Jamaica, que teve a faixa-título como grande sucesso, além dos hits "Além das Ondas" e "Homem Que Faz a Guerra", com participação de Rappin´n Hood.

O programa vai ao ar, diariamente, das 14h às 15h. Para ouvir a programação, basta acessar o site da Rádio da OAB/RS, ou baixar os aplicativos disponíveis para os sistemas IOS e Android, que podem ser obtidos gratuitamente na Apple Store e no Google Play.

Para pedir uma música, ou para que uma banda seja destaque na programação musical, basta, dentro do player da Rádio OAB/RS, deixar sua mensagem no campo “comentários”. Além de notícias jurídicas, atualizadas diariamente e disponíveis 24h por dia, a ferramenta ainda disponibiliza aos ouvintes um repertório musical com 6.576 canções, sendo 2.870 músicas internacionais, 3.535 de MPB e 1.171 de JazzBlues.

19/02/2016 17:33h



Notícia anterior

Mídia repercute pedido da OAB pelo afastamento de Cunha

19.02.2016
Próxima notícia

Para OAB, dado fiscal não pode ser acessado sem autorização judicial

19.02.2016

Principais notícias

Ver todas
Whatsapp