OAB/RS realizou evento em homenagem à Tereza de Benguela e à liderança negra
13/08/2025 16:58h
Atividade foi alusiva ao Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, celebrado em 25 de julho.
Em celebração ao Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha (25 de julho), a Comissão da Igualdade Racial (CIR) da OAB/RS promoveu o evento “Por Tereza, Por Nós: ancestralidade, resistência e liderança negra”. O encontro ocorreu na noite da terça-feira (29 de julho), no auditório da sede da OAB/RS, em Porto Alegre, e teve transmissão pelo YouTube. A atividade trouxe para debate o legado da líder quilombola Tereza de Benguela, símbolo de resistência, organização e liderança negra no Brasil.
A presidente da CIR, Janaína Cordeiro, destacou que o encontro foi um momento de valorização histórica. “Celebrar o legado de Tereza de Benguela é reafirmar nosso compromisso com uma advocacia que reconhece a ancestralidade, promove a igualdade racial e prestigia o protagonismo das mulheres negras”, disse.
A programação contou com palestras de Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, professora emérita e referência nacional na luta contra o racismo na educação; Maria Conceição Lopes Fontoura, educadora e integrante da organização de mulheres negras Maria Mulher; e Sílvia Beatriz Ferreira Alves, advogada e mestranda em Direitos Humanos, com atuação em causas antirracistas. A mediação foi conduzida por Dolores Teresinha Silveira, e a parte cultural ficou por conta da poetisa Thainá Dias, que apresentou intervenções poéticas sobre resistência e ancestralidade.
13/08/2025 16:58h