Home / Noticias / 09.08.2012 17:56h

OAB/RS realiza evento sobre o protagonismo e mediação em conselho de alunos do Ensino Fundamental e do EJA

09/08/2012 17:56h

http://bit.ly/NqvVRy
image-galeria-0
image-galeria-1
image-galeria-2
image-galeria-3
image-galeria-4
image-galeria-5
image-galeria-6
image-galeria-7

Os debates que tiveram a coordenação da presidente da Comissão Especial da Criança e do Adolescente da OAB/RS, Maria Dinair Acosta Gonçalves, aconteceram nesta quarta-feira (08).

Seguindo a programação do Mês do Advogado, foi realizado, na noite desta quarta-feira (08), o painel sobre o "Protagonismo e mediação em conselho de alunos do Ensino Fundamental e do EJA".

O encontro, que teve a coordenação da presidente da Comissão Especial da Criança e do Adolescente da OAB/RS, Maria Dinair Acosta Gonçalves, foi realizado no 2º andar da Ordem gaúcha (Rua Washington Luiz, 1110), no Auditório Guilherme Schültz Filho.
 
O evento também contou com a presença da vice-presidente da CEMPR, Nelnie Viale Lorenzoni; o vice-presidente da CECA, Carlos Siodakremer; o chefe de gabinete da presidência da OAB/RS, Júlio César Caspani; a professora de mediação da UNISINOS, Patrícia Colossi, e o estudante da escola estadual Rio Grande do Sul, Gabriel Farias Bittencourt.

Caspani foi o primeiro a falar. Ele saudou a todos, e relatou que estes momentos de diálogo e debates são muito importantes para a classe e para o crescimento da sociedade. Em seguida, Maria Dinair agradeceu a presença de todos e apresentou o programa e todos os palestrantes.

O primeiro painel foi ministrado por Patrícia Colossi. Ela discorreu sobre os pontos gerais da mediação, seus conceitos, sua aplicabilidade e também as suas vantagens.  "Um dos grandes benefícios da mediação é a inexistência de ganhadores e de perdedores", destacou a painelista.

Em sua explanação, Siodakremer começou com uma retrospectiva do ECA. Também ponderou sobre a importância da mediação nas escolas como uma forma preventiva para evitar conflitos mais graves. "É muito mais eficaz fazer uma mediação em um primeiro momento, do que ter que tomar o caminho sócio educativo, que não traz bons resultados", concluiu.

Nelnie conversou com os presentes sobre a possibilidade da implementação da mediação dentro das escolas. Ela compartilhou experiências próprias sobre conflitos na sala de aula, e falou sobre a casa de mediação da OAB, citando-a como um exemplo a ser seguido. No final, ressaltou a todos os educadores presentes, para que tentem introduzir, cada vez mais, a mediação nas escolas.

Confira a programação completa de eventos na Capital e no Interior, clicando aqui.

09/08/2012 17:56h



Notícia anterior

Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas realiza sessão extraordinária

09.08.2012
Próxima notícia

Painel do Mês do Advogado mobiliza entidades pela Educação

09.08.2012

Principais notícias

Ver todas
Whatsapp