Home / Noticias / 07.12.2009 10:06h

OAB Bagé presente na inauguração das novas instalações do Foro Trabalhista do município

07/12/2009 10:06h

http://bit.ly/OM9dp0
image-galeria-0
image-galeria-1
image-galeria-2
image-galeria-3
image-galeria-4
image-galeria-5
image-galeria-6
image-galeria-7
image-galeria-8

Cerimônia de entrega do prédio da Justiça do Trabalho aconteceu na última sexta-feira (04). 

As novas instalações do Foro Trabalhista de Bagé foram inauguradas na última sexta-feira (04) com a presença do presidente da OAB local, Luís Alberto Gonçalves Silva e do vice-presidente da Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/RS, Jorge Luiz Dias Fara, que representou o presidente da entidade, Claudio Lamachia.. A jurisdição da unidade abrange as cidades de Aceguá, Bagé, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra, Lavras do Sul, Pedras Altas e Pinheiro Machado.

O público, superior a 130 pessoas, foi formado por advogados, juízes, autoridades políticas, procuradores do MPT, representantes de universidades, peritos, leiloeiros, defensores públicos, militares, representantes das instituições oficiais do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, auxiliares da Justiça, servidores e familiares.

O dirigente da subseção de Bagé lembrou a instalação do Foro, em 1922, a partir dos Tribunais Rurais e repassou a evolução histórica da Justiça do Trabalho “que sempre será composta de corpo e alma”. “O corpo é sua moderna e nova estrutura física. A alma são seus incansáveis e competentes servidores, assim como somos todos nós, advogados e advogadas, que entregamos diariamente nossa força de trabalho em prol da pacificação dos conflitos sociais”, afirmou Luís Alberto Gonçalves Silva.

O prefeito de Bagé, Luís Eduardo Colombo dos Santos, enviou um abraço ao conjunto de profissionais que fazem a Justiça do Trabalho. “A nossa cidade sente-se engrandecida com este equipamento público de tamanha qualidade. As responsabilidades trabalhistas terão aqui a garantia de suas execuções”, destacou o prefeito, apontando a parceria com o TRT4.

A juíza-diretora do Foro Trabalhista, Rosane Marlene de Lemos, ressaltou a imensa alegria daquele momento. “Instalada em agosto de 1965, a Justiça do Trabalho mudou-se várias vezes  até chegar a estas instalações, tendo, inclusive, passado por um incêndio. É visível a diferença entre o ontem e o hoje. Basta olharmos ao redor para vermos o que muda a partir de agora. Basta olharmos para nós mesmos, juízes, servidores, advogados, enfim, todos aqueles que atuam ou já atuaram aqui em Bagé, para notarmos os semblantes alegres e satisfeitos com esta grande conquista da Justiça do Trabalho. E esta vitória é de todos nós. E é por isto que vemos, com alegria, em nosso meio, inúmeros desembargadores, juízes e advogados, que fazem parte da história da Justiça Trabalhista de Bagé, e que vieram ver que o sonho tornou-se realidade”, enfatizou a magistrada.

O presidente do TRT4, desembargador João Ghisleni Filho, encerrou os discursos afirmando que a Justiça do Trabalho constituiu o sonho da casa própria e explicando que a parceria com o município implica, também, no repasse, pelo TRT, de recursos para a municipalidade completar a Alameda João Maria Peixoto, onde está a frente do prédio. “As edificações da Justiça do Trabalho atualmente seguem uma padronização, para garantir identidade física”, afirmou. Ghisleni Filho ainda agradeceu aos servidores e finalizou afirmando que "a Justiça do Trabalho é onde o trabalhador é protagonista".

Sede da Justiça do Trabalho

O terreno tem 2.015,13m² e a área da edificação é de 2.635,00m². São 21 vagas de estacionamento: 15 cobertas e 6 descobertas. O prédio atende às exigências legais para o uso de pessoa portadora de necessidade especial (PPNE): possui rampa de acesso principal e sanitários de público e de funcionários para o uso de PPNEs. A edificação também possui elevador com quatro paradas. A estrutura do prédio foi prevista a fim de possibilitar a construção de mais dois pavimentos (mais 4 VTs). A obra foi erguida em terreno doado à União pelo município de Bagé durante a gestão do prefeito Luiz Fernando Mainardi.

Dados da obra

Subsolo:
- Subestação: 30,26m²
- Reservatório Inferior: 30,25m²
- Sala de Reuniões: 80,28m²

Térreo:
- Saguão de Público: 100,00m²
- Distribuição: 120,00 m²
- Posto Bancário: 37,50m²
- OAB: 38,09m²
- Atendimento ao Público: 13,35m²
- Dois sanitários de público PPNE (masculino e feminino)
- Dois sanitários para funcionários PPNE: 21,10m² (masculino e feminino)
- Central de Mandados: 21,10m²
- Um Sanitário para Central de Mandados
- Arquivo Geral: 140,00m²
- Sala de Segurança e Central de CFTV: 15,45m²
- Auditório: 42,41m²
- Sala de videoconferência: 30,25m²

2º Pavimento:
- Saguão de Público: 161,25m²
- Dois sanitários de público PPNE
- Secretarias: 1.656,05m² (2X)
- Dois Sanitários para funcionários PPNE (2X)
- Gabinete do Juiz: 23,50m² (4X)
- Sanitário para Juiz: 3,80m² (2X)
- Sala de Audiências: 37,20m² (2X)
- Copa: 16,20m² (2X)

Da redação do Jornal da Ordem com informações do TRT4

07/12/2009 10:06h



Notícia anterior

Comunicação Não-Violenta é tema de painel na OAB/RS nesta quarta-feira (09)

07.12.2009
Próxima notícia

Em Brasília, Lamachia participa do último Colégio de Presidentes de 2009

07.12.2009

Principais notícias

Ver todas