Nota de Pesar - Júlio Cezar Mandagaran Caspani
19/06/2025 10:12h
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Rio Grande do Sul lamenta, com imenso pesar, o falecimento do advogado Júlio Cezar Mandagaran Caspani, que exerceu com dedicação, competência e enorme compromisso a função de chefe de gabinete da OAB/RS.
Também ex-prefeito de Cachoeira do Sul e ex-deputado estadual, Caspani construiu uma trajetória marcada pela ética e pela defesa da cidadania. Ao longo de sua carreira como advogado, deixou uma contribuição valiosa para a advocacia gaúcha, sempre pautado pelo diálogo, pela lealdade e pelo comprometimento com a classe.
Ao lamentar o falecimento de Caspani, o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, destacou sua grande contribuição para a entidade. “Júlio Cézar Caspani nasceu no mesmo dia que eu nasci. Tínhamos muitas paixões em comum, como a advocacia, a história do Rio Grande e a música gaúcha. Caspani foi um exemplo de homem público! Atuou sempre com integridade, compromisso com a advocacia e com as instituições. Um colega leal, correto e generoso, que ajudava a todos que passavam pelo seu caminho. Deixa um legado de dedicação, de amor pela Ordem e de serviço à classe e a sociedade cachoeirense e gaúcha, pois atuou como Prefeito e Deputado Estadual. Seu trabalho permanecerá na história da OAB/RS, de Cachoeira do Sul e do Rio Grande e na memória de todos nós.”
O ex-presidente do CFOAB, da OAB/RS e membro honorário vitalicio, Claudio Lamachia, lamentou a morte do amigo e colega Júlio César Caspani. “Caspani esteve ao meu lado e foi diretamente responsável por todas as nossas conquistas na Ordem. Minha eterna gratidão a esse excepcional ser humano que emprestou toda a sua experiência de grande advogado e homem público que foi para a Ordem gaúcha.”
A OAB/RS, em nome de toda a advocacia gaúcha, expressa sua solidariedade aos familiares, amigos e colegas de Caspani, desejando conforto e força neste momento de tristeza e saudade.
Velório
O corpo será velado nesta quinta-feira (19), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil de Cachoeira do Sul, na Rua João Carlos Gaspari, 295, Bairro Rio Branco, das 8h30 às 16 horas, de onde sairá o cortejo para o sepultamento no Cemitério Municipal de Cachoeira do Sul.
19/06/2025 10:12h