Manhã de trabalhos no Seminário Direito do Trabalho e Dignidade Humana trata sobre precarização nas relações de emprego e terceirização
08/08/2012 20:23h
O evento faz parte da programação do Mês do Advogado.
O Seminário Direito do Trabalho e Dignidade Humana, teve continuidade na manhã desta quarta-feira (08), no Hotel Plaza São Rafael, com o painel: Precarização nas relações de emprego e terceirização.
O procurador do trabalho da 10ª Região, Sebastião Vieira Caixeta falou aos presentes sobre os efeitos danosos da terceirização. "O foco da terceirização é a redução do custo com a mão de obra, redução de direitos, jornada excessiva, descuido com o ambiente de trabalho, dispersão e falta de representatividade sindical". Caixeta ainda mostrou dados sobre os acidentes de trabalho relatando que "de cada 5 mortes, 4 são de empregados terceirizados e de cada 10 acidentes de trabalho, 8 são registrados em empresas terceirizadas".
Por sua vez, o professor de Direito do Trabalho e Seguridade Social da faculdade de Direito da Universidad de La Republica – Uruguai , Hugo Barreto explanou sobre o conceito de terceirização. "A terceirização é uma flexibilidade laboral, uma estratégia de barateamento de custos".
O doutor pela USP, professor emérito de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho das faculdades metropolitanas Unidas e da Universidade Paulista, Carlos Frederico Zimmermann Neto ministrou sobre a origem do Direito do Trabalho. "O Direito trabalhista nasceu para proteger trabalhador e garantir suas condições mínimas".
A mesa foi presidida pelo presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da IV Região, Daniel Souza Nonohay e o painel teve como relator o diretor da Associação Gaúcha de Advogados Trabalhistas e o diretor de Relações Sindicais da Asociacion Latinoamericana de Abogados Laboralistas, Antônio Escosteguy Castro.
08/08/2012 20:23h