Lamachia reforça convite para a Cidade da Advocacia em solenidade de posse de Santa Vitória do Palmar
01/08/2025 16:54h
O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, participou, na terça-feira (29), da posse solene da diretoria da subseção de Tapes – triênio 2025/2027. Na ocasião, a advogada Laura Schwab Touguinha foi reconduzida à presidência da entidade. Junto a ela, compõem a diretoria os advogados Marx William Armendaris Cardoso (vice-presidente), Crischila Hernandes Acosta (secretária-geral), Tayguer Pires Borges (secretário-geral adjunto) e Taiane Silveira (tesoureira).
No evento, Lamachia renovou o compromisso em continuar lutando pelas advogadas e advogados gaúchos. “Seguimos lutando pelas prerrogativas, inovando com eventos como a Cidade, mas, acima de tudo, e especialmente, tentando atuar nesse mar de dificuldade que nós estamos vivendo, de forma isenta, imparcial e longe das paixões políticas para representar, efetivamente, a advocacia e a cidadania. Essa é a nossa missão”, afirmou.
Confira, em breve, as fotos da solenidade no Flickr da OAB/RS.
Convite para a Cidade da Advocacia
Em um cenário de grandes desafios para a profissão, o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, destacou a importância da Cidade da Advocacia como símbolo de inovação, diálogo e compromisso com a classe. “De 5 a 9 de agosto, ocorre a Cidade da Advocacia, nosso maior evento. Além de atrações artísticas, encontros temáticos e inúmeros painéis, haverá palestras com Leandro Karnal, Dado Schneider, Fernando Schüller e Pedro Neuro. Falaremos sobre o novo Código Civil, os 10 anos do Código de Processo Civil (CPC), o Congresso de Direito Digital, inteligência artificial, entre tantos outros temas”.
Escuta, representatividade, diálogo e acolhimento
A vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul (CAARS), Paula Grill, reforçou o valor da continuidade de uma gestão comprometida com a advocacia. “Presidir uma subseção da OAB vai muito além da representação institucional. É reafirmar, dia após dia, o papel fundamental da advocacia na construção de uma sociedade mais justa, democrática e cidadã. A solenidade de hoje é uma afirmação de continuidade de um projeto que deu certo. Sobre a tua presidência, Laura, a subseção viveu e vive um tempo de escuta, de representatividade, de diálogo aberto e de acolhimento real. Que essa gestão continue marcada pela firmeza na defesa da advocacia, pela ousadia de inovar e pela coragem de estar sempre ao lado da justiça”, disse.
“A atuação da instituição é histórica em defesa da ordem jurídica do Estado Democrático de Direito”
Para a presidente da subseção, Laura Schwab Touguinha, é uma honra ser reconduzida ao cargo e uma grande responsabilidade representar a advocacia da região. “Agradeço a confiança depositada em mim pelos colegas que me conduziram a esse segundo mandato. É sempre um prazer e um grande desafio estar nessa posição, pois a OAB é muito mais do que uma entidade de representação dos interesses e de aplicação de disciplina dos advogados, o que por si só já é uma imensa responsabilidade. A atuação da instituição é histórica em defesa da ordem jurídica do Estado Democrático de Direito, dos direitos humanos e da justiça social e é motivo de orgulho, não só de seus membros, mas de toda a sociedade brasileira. Tenho certeza de que seguiremos atuando de forma harmônica e colaborativa para manter a Ordem gaúcha forte e atuante”, declarou.
Conselheiros empossados
Foram empossados os conselheiros da subseção para o triênio 2025/2027: Altiéres Terra de Carvalho, Cléo Armendaris Acosta, Luiza Clavijo Torino, Marieh Ferreira Mendonça, Rafael Plá Siqueira, Taline Pereira de Souza, Edison Vives Pereira, Igor Maximila Dias, Jeanette Maria de Aguiar Barbosa, Taniza Conceição da Silva, Wagner Avila de Aguiar e Zeneida de Oliveira C. de Aguiar.
Presenças
Também acompanharam a solenidade: o ex-presidente da subseção de Santa Vitória do Palmar Roberto Lotepegui de Alencar Osório; a presidente da subseção de Camaquã, Roberta Magalhães; o presidente da subseção de Pelotas, Vítor Gastaud; o presidente da subseção de Rio Grande, Ary Silva Júnior; o prefeito de Santa Vitória do Palmar, André Saraiaram Nicoletti; o presidente da Câmara de Vereadores do município de Chuí, Alex Veiga; o juiz diretor do Fórum da Comarca de Santa Vitória do Palmar, Cassio Antônio Caldart; os defensores públicos da Defensoria Pública de Santa Vitória do Palmar, Juliana Jobim do Amaral e Gustavo de Oliveira da Luz; o juiz de Direito titular da 1ª Vara Cível Santa Vitória do Palmar, Walter Woodtli; e o oficial do Cartório de Registro Civil de Santa Vitória do Palmar, Rui Aurélio da Fonseca.
01/08/2025 16:54h