Home / Noticias / 07.08.2012 17:24h

Inicia nesta terça-feira (07) o Seminário Direito do Trabalho e Dignidade Humana

07/08/2012 17:24h

http://bit.ly/Mrvm9n
image-galeria-0
image-galeria-1
image-galeria-2
image-galeria-3
image-galeria-4
image-galeria-5
image-galeria-6
image-galeria-7
image-galeria-8
image-galeria-9
image-galeria-10
image-galeria-11
image-galeria-12
image-galeria-13
image-galeria-14
image-galeria-15
image-galeria-16
image-galeria-17

O evento integra a programação do Mês do Advogado, que começou no último dia 01 e continua durante todo o mês de agosto.

Teve início na manhã desta terça-feira (07) o Seminário Direito do Trabalho e Dignidade Humana, promovido pela OAB/RS por meio da Escola Superior de Advocacia, em parceria com Ministério Público do Trabalho e com apoio do TRT4. O evento integra a programação do Mês do Advogado, que começou no último dia 01 e continua durante todo o mês de agosto.

Designado pelo presidente da Ordem gaúcha, Claudio Lamachia, o vice-presidente, Jorge Maciel, juntamente com a secretária-geral Sulamita Santos Cabral e com a secretária-geral adjunta, Maria Helena Camargo Dornelles, realizou a abertura do seminário, que tem como coordenador-geral o conselheiro seccional Raimar Machado.

Em seu pronunciamento, Maciel registrou que iniciativas como esta são gratificantes, na medida em que se verifica que a Ordem gaúcha está sintonizada com os anseios da sociedade. "Este seminário vai discutir dois conceitos que deveriam caminhar conjuntamente, interagir harmoniosamente, o que infelizmente nem sempre acontece. Aqui será um ambiente onde será possível debater, trocar ideias, discutir e fazer os envolvidos nesta problemática sairem deste evento mais esclarecidos e preparados para as necessidades do Direito do Trabalho."

Também compuseram a mesa de abertura, a presidente do TRT4, Maria Helena Mallmann; o procurador-chefe do MPT4, Ivan Sérgio Camargo dos Santos; a diretora do Instituto dos Advogados do RS, Tânia Reckzigel, a procuradora do Trabalho da 4º Região, Marlise Souza Fontoura; o presidente da Amatra 4, Daniel Souza Nonohay; o presidente do Sindicato dos Advogados do RS, Marcus Flavius De Los Santos; e a diretora-tesoureira da Associação Gaúcha dos Advogados Trabalhistas, Nina Rosa Arruda.

A abertura teve como palestrante a advogada e psicóloga Maria da Graça Below, mestre em Direito Público pela UFPE e pós-graduada em Processo Civil pela UFBA, e professora na PUC-Salvador e na Faculdade Rui Barbosa. Para falar sobre o tema Direito e Justiça no século XXI: Promoção da Cidadania nas Relações de Trabalho, a advogada fez um paralelo sobre o conceito de cidadania na antiguidade até os dias de hoje.

A secretária-geral da OAB/RS e organizadora do Mês do Advogado, Sulamita Santos Cabral, salientou a abrangência do evento, cujas palestras estão sendo transmitidas telepresencialmente para as subseções do interior do Estado. "As palestras também estão sendo gravadas, para que possamos ter à disposição dos advogados na ESA. Esperamos com isso, que o evento seja um elemento positivo para que a dignidade humana, especialmente nas relações de trabalho, seja cada vez mais preservada."

O conselheiro seccional, presidente da Comissão Especial de Ensino Jurídico da OAB/RS e coordenador-geral do evento, Raimar Machado, destacou o diferencial deste seminário, que une a diversidade de temas de interesse comum entre as entidades participantes. "O evento vai abordar questões da dignidade do trabalho, acesso à Justiça, precarização nas relações de emprego, fraude nas relações de trabalho, entre outros temais atuais dentro do Direito Trabalhista".

O Seminário Direito do Trabalho e Dignidade Humana, que acontece nas dependências do Hotel Plaza São Rafael, continua durante a tarde desta terça-feira (07), e segue durante toda a quarta-feira (08).

Confira a programação completa de eventos na Capital e no Interior, clicando aqui.

07/08/2012 17:24h



Notícia anterior

OAB/RS participa da 6ª Semana do Advogado de Estudos Jurídicos de Santana do Livramento

07.08.2012
Próxima notícia

OAB/RS quer instaurar CPI das operadoras de telefonia móvel na Câmara

07.08.2012

Principais notícias

Ver todas
Whatsapp