Em Caxias do Sul, Lamachia empossa diretoria da subseção e reafirma defesa do pleno exercício profissional da advocacia: “é tempo de renovar as nossas lutas”
05/05/2025 11:02h
A nova diretoria e o novo conselho da subseção de Caxias do Sul tomaram posse na noite da quinta-feira (24). O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, esteve presente na cerimônia que conduziu o advogado Maurício Rugeri Grazziotin ao cargo de presidente da entidade. Também tomaram posse os demais integrantes da diretoria eleita para o triênio 2025/2027: Patrícia Montemezzo (vice-presidente); Volmir André Paza (secretário-geral); Vivian Vecini (secretária-geral adjunta); e Giovanni Tomasi (tesoureiro).
Acesse as fotos da solenidade no Flickr da OAB/RS.
Em seu discurso, Lamachia salientou o trabalho da Ordem em relação à manutenção da sistemática de contagem de prazos do eproc, a qual pode sofrer uma mudança definida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
“É momento de renovar as nossas lutas, e nós estamos lutando pelo eproc, tendo em vista o risco de uma decisão do CNJ que mostra o total desconhecimento da realidade do país. Estão querendo mudar a sistemática de contagem de prazos que nós estamos utilizando há mais de 15 anos. Estamos trabalhando fortemente para que essa alteração não ocorra. Encaminhamos uma consulta e, também, despachei hoje (24) com os conselheiros do CNJ tentando mudar essa realidade. Além disso, estamos realizando treinamentos on-line para todo o estado do Rio Grande do Sul porque, se nós não conseguirmos mudar essa realidade, precisamos preparar a advocacia. Estamos cumprindo nosso papel e seguiremos firmes nesse propósito”, afirmou o dirigente da Ordem gaúcha.
Ordem engajada no combate ao feminicídio
Na ocasião, a vice-presidente da OAB/RS, Claridê Chitolina Taffarel, pontuou os esforços da Ordem em campanhas contra o feminicídio. “Por meio do projeto OAB Vai à Escola, o presidente Leonardo Lamachia nos incumbiu que, neste ano, o tema primordial para o trabalho seja o combate à violência contra a mulher. Nós estaremos, em conjunto com as nossas comissões e as 107 subseções, indo nas escolas trabalhar esse tema que é tão importante. A violência contra a mulher é uma chaga no Brasil e exige esforço coletivo para que a realidade mude e para que possamos construir uma sociedade mais justa, plural e igualitária, e que não mate as suas mulheres”, disse.
CAARS participou da posse
Representando a presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do RS (CAARS), Neusa Bastos, o diretor-tesoureiro, Matheus Ayres Torres, afirmou que “a CAARS é o braço assistencial da OAB do Rio Grande do Sul. Nós estamos irmanados, lado a lado, de vocês e dos seus familiares”. O tesoureiro lembrou, também, da campanha de vacinação contra a gripe que está sendo realizada pelo Sistema OAB/RS. “Nós também estamos em plena campanha de vacinação, por todo o Estado, sendo a única seccional do Brasil que vacina os genitores dos colegas advogados e advogadas. É uma alegria muito grande sempre voltar aqui em Caxias do Sul e região. Muito sucesso para todos, um grande abraço”, finalizou.
União da advocacia
Ao discursar para os colegas, o presidente eleito da OAB Caxias do Sul exaltou a importância da união da advocacia. “Vamos convergir todas as forças no avanço da instituição para enaltecer o respeito à nossa classe, reafirmando nosso papel essencial perante à sociedade. Nossa gestão será pautada pela defesa intransigente das prerrogativas dos advogados, pelo fortalecimento da representatividade da OAB e pela construção de um ambiente profissional mais digno, respeitoso e valorizado para todos. A advocacia unida é uma advocacia forte. Agradeço a confiança depositada nessa diretoria e reforço nosso compromisso de servir com integridade, transparência e paixão a advocacia”, afirmou Grazziotin.
Presenças
Também estiveram presentes na solenidade: a secretária-geral adjunta da OAB/RS, Regina Soares; a conselheira federal da OAB/RS Mariana Melara Reis; as conselheiras e conselheiros estaduais da OAB/RS Alessandra Boulanger, Daniel Júnior de Melo Barreto, Josana Rivoli, Juliana Inácio Gonçalves, Nara Picinini, Janaína Magali Cordeiro da Silva, Julia Pinto Loureiro, Denise Zilch, Priscila Vargas, Maximilia de Paula, Elenice Koff, Silvia Bueno e Renata Santos; a diretora da Escola Superior de Advocacia (ESA/RS) e conselheira estadual da OAB/RS, Graziela Vanin; os ex-presidentes da OAB Caxias do Sul Lauri Romario Silva, Gustavo Gausto Miele, Roberto Sbravatti, Deli Ivani Vencatto Tomazzoni e Air Paulo Luz; o presidente da OAB Canela/Gramado, Roberto Maldaner; o tesoureiro da OAB Farroupilha, Isaias Girardi; o presidente da OAB Garibaldi/Carlos Barbosa, Rodrigo Zucchi; a secretária-geral adjunta da OAB Lagoa Vermelha, Tânia Pimentel; o presidente da OAB Veranópolis, Daiane Farina; a secretária-geral adjunta da OAB Veranópolis, Fernanda Fracasso; o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB Bento Gonçalves, Luiz Fabris; e a secretária da Comissão da Mulher Advogada da OAB Veranópolis, Kamila Costela Mendes.
Participaram também: representando o prefeito de Caxias do Sul, o procurador-geral do município de Caxias do Sul, Adriano Tacca; o diretor da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Caxias do Sul, Paulo Geraldo Rosa de Lima; o secretário-adjunto de Esporte e Lazer de Caxias do Sul, Michel Pillonetto; o prefeito de Antônio Prado, Roberto Dalle Molle; o procurador de Antônio Prado, Mauricio Venturin Chini; a secretária da Educação de Ipê, Anita Magero Conte; representando a Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, o deputado estadual Carlos Búrigo; representando o presidente da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, vereador Claudio Libardi; o presidente da Câmara Municipal de Antônio Prado, Maico Soso; a vereadora de Antônio Prado Giovana Zanella; a representante da Câmara de Vereadores de Flores da Cunha, Denise Galiotto; representando a direção do Foro Trabalhista de Caxias do Sul, juíza do trabalho Ana Julia Fazenda Nunes; representando o juiz de Direito diretor do Foro Estadual, o gestor da direção do Foro da Justiça Estadual de Caxias do Sul, Anderson Correa Nascimento; a diretora regional da Defensoria Pública Regional de Caxias do Sul, Aline Langner Dal Ri; e o juiz do Juizado da Violência Doméstica do Foro de Caxias do Sul, Luís Filipe Lemos Almeida.
E, ainda: o diretor da área do conhecimento de Ciências Jurídicas da UCS, representando a Reitoria da Universidade, Edson Dinon Marques; a coordenadora do curso de Direito da UniFTEC, representando a Reitoria da UniFTEC, Fernanda Pimentel; a professora do curso de Direito da Faculdade DEAU, Patricia da Silva; a coordenadora do curso de Direito da Faculdade Anhanguera, Jessica Garcia Maciel; o diretor da Faculdade Anhanguera, William de Carvalho Nunes; o advogado representante da Confederação Nacional de Municípios, Ricardo Hermany; e o coordenador do Procon, Jair Zauza.
05/05/2025 11:02h