Confraternização e homenagens marcam presença de dirigentes da OAB/RS em Quaraí
26/08/2009 10:39h
Após a inauguração da sede própria da subseção, foi feita a entrega da Medalha Leonardo Macedônia aos ex-dirigentes da OAB local e a Moção de Aplauso e Reconhecimento ao presidente da Ordem gaúcha.
Integrantes da diretoria da OAB/RS, conselheiros federais e estaduais estiveram prestigiando a inauguração da sede própria da subseção de Quaraí, nesta terça-feira (25), no município, que fica a 650km de distância de Porto Alegre.
Ao abrir o evento, o presidente da subseção de Quaraí, Francisco Luzardo Gonzalez, destacou que esta é a terceira visita de Lamachia ao município, lembrando a presença constante do presidente da OAB/RS nas subseções e a acessibilidade do dirigente com a classe. “Além da interiorização, a atual gestão da Ordem vem repassando rigorosamente em dia as verbas para as OABs”, afirmou.
Na ocasião, ainda, o presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, juntamente com Gonzalez, entregou a Medalha Leonardo Macedônia aos ex-presidentes da subseção. A homenagem foi criada em 2008 pela atual gestão da seccional para valorizar a atuação da Ordem no interior do estado. Leonardo Macedônia foi o primeiro presidente da entidade.
Foram homenageados: Maria Cristina Manassi da Conceição Brandolt, José Pedro Machado Lopes, Hermes Siedler da Conceição Júnior e Élio Vieira de Vargas.
O dirigente da Ordem gaúcha parabenizou a todos os agraciados, lembrando que “só estamos aqui hoje, porque vocês fizeram e fazem parte da história da OAB para sempre”. “Estamos aqui para homenagear os responsáveis por termos chegado a este momento, de poder inaugurar a sede da subseção, e por termos hoje uma entidade respeitada como é a OAB/RS”, ressaltou Lamachia.
Além de Lamachia e Gonzalez, também formaram a mesa de honra o vice-presidente e a secretária-geral da OAB/RS, Jorge Estevão Maciel e Sulamita Santos Cabral; o conselheiro federal Renato Figueira; o coordenador das subseções, conselheiro seccional Luiz Eduardo Amaro Pellizzer; e a diretora do Foro de Quaraí, juíza Luciane Morsche Glesse.
Figueira ressaltou a luta da OAB/RS no âmbito nacional pela aprovação de projetos de lei de interesse da advocacia, tais como o da compensação de honorários e o das férias forenses. “A gestão transparente e inovadora da seccional gaúcha é admirada pelo CFOAB”, apontou.
Um dos fundadores da subseção de Quaraí, o conselheiro seccional Eduardo Bandeira de Mello, lembrou o engajamento dos advogados da região para a criação da nova OAB. “Avançamos mais com a inauguração da sede, que só foi possível devido ao trabalho conjunto da OAB/RS com o interior”, afirmou.
Elio Vieira de Vargas agradeceu em nome dos homenageados.
Mais homenagens
Durante o evento, o advogado e vereador Jeferson Pires prestou homenagem ao trabalho desenvolvido pelo presidente da OAB/RS junto à entidade. Na última segunda-feira (24), a Câmara Municipal de Quaraí aprovou Moção de Aplauso e Reconhecimento a Lamachia. Pires propôs a distinção devido à ligação estreita do dirigente e seus familiares com a cidade.
Paralela à Moção, foi feita uma homenagem à família do dirigente da seccional. Gonzalez leu uma carta de 1972 sobre a passagem de Lamachia por Quaraí naquele ano. O senhor Júlio Peralta entregou fotos e documentos do bisavô do presidente da OAB/RS, advogado Luis Pacheco Prates, para a mãe de Lamachia, Heloisa Pacheco Prates.
Por sua vez, a diretoria da subseção de Quaraí entregou ao dirigente da Ordem gaúcha comenda em que reconhece o papel fundamental da atual gestão da seccional para a concretização da sede da OAB local.
Presenças
Estavam presentes, ainda, o vice-presidente e a secretária-geral da OAB/RS, Jorge Estevão Maciel e Sulamita Santos Cabral; o conselheiro federal Renato Figueira; o conselheiro seccional Carlos Albornoz; e o juiz federal Hermes da Conceição Júnior.
Pela subseção de Quaraí: a vice-presidente Margarete Murillo, a secretária-geral Marion dos Santos, o secretário-geral adjunto Miguel Silveira Cheguhem e o tesoureiro Eli Augusto Dornelles.
Os presidentes das subseções de Alegrete, José Newton Nunes; de Santana do Livramento, Luis Eduardo D’Avila; e de Uruguaiana, Roberto Duro Gick.
26/08/2009 10:39h