Home / Noticias / 07.10.2011 13:05h

Comunidade jurídica de Santa Maria pleiteia instalação de nova Vara do Trabalho

07/10/2011 13:05h

http://bit.ly/ORGn6L
Foto: Divulgação - TRT4
Ao entregar requerimento ao TRT4, a OAB local argumentou que a instalação de mais uma unidade deixaria o Foro preparado para atender o crescimento da demanda, que já é alta.

A comunidade jurídica de Santa Maria pleiteou à administração do TRT4 a criação da terceira Vara do Trabalho na cidade. Nesta quinta-feira (06), em reunião no Foro Trabalhista de Santa Maria, o presidente da OAB local, José Fernando Lutz Coelho; o prefeito, Cezar Schirmer; a presidente da Câmara de Vereadores, Sandra Rebelato; e os juízes do Trabalho de Santa Maria, Gustavo Fontoura Vieira e Cleiner Cardoso Palezi, titulares, e Elizabeth Bacin Hermes e Denilson da Silva Mroginski, substitutos, entregaram à administração do TRT4 um estudo estatístico justificando o pedido. O documento foi entregue ao desembargador João Pedro Silvestrin, que representou na ocasião o presidente do Tribunal, desembargador Carlos Alberto Robinson.

Conforme o juiz-diretor do Foro Trabalhista, Gustavo Vieira, a reivindicação é baseada principalmente em dois argumentos: o aumento do volume processual em Santa Maria, que atingiu média de 1.350 novas ações por ano em cada Vara do Trabalho, e as perspectivas de desenvolvimento econômico da cidade.

O presidente da OAB Santa Maria, José Lutz Coelho, argumentou que a instalação de mais uma unidade deixaria o Foro preparado para atender o crescimento da demanda, que já é alta. O Foro de Santa Maria jurisdiciona 17 municípios, abrangendo região com aproximadamente 400 mil habitantes.

Ao justificar o pedido por mais uma unidade, Schirmer destacou que a cidade está prestes a gerar muitos empregos. O prefeito citou a construção e ampliação de hospitais, a chegada de grandes estabelecimentos comerciais e de uma indústria alemã, além do bom momento da construção civil.

Em nome da administração, Silvestrin saudou a mobilização do município, lembrando que foi deste modo, com a participação das comunidades locais, que a Justiça do Trabalho gaúcha conquistou recentemente a aprovação de mais 17 Varas do Trabalho no Estado. A administração do TRT4 analisará o pedido de Santa Maria, podendo incluí-lo em futuro projeto de lei para criação de novas unidades no Rio Grande do Sul.

Da redação da Comunicação Social da OAB/RS com informações do TRT4

07/10/2011 13:05h



Notícia anterior

OAB/RS participa de audiência pública sobre saúde da subseção de Santana do Livramento

07.10.2011
Próxima notícia

Iargs promoverá palestra “Evolução da Jurisprudência no Contrato de Serviços”

07.10.2011

Principais notícias

Ver todas
Whatsapp