Home / Noticias / 20.03.2015 12:38h

Com presença gaúcha, I Conferência Nacional do Jovem Advogado é aberta

20/03/2015 12:38h

http://bit.ly/1FdLUS0
image-galeria-0
image-galeria-1
image-galeria-2
image-galeria-3
image-galeria-4
image-galeria-5
image-galeria-6
image-galeria-7
image-galeria-8
image-galeria-9
image-galeria-10
image-galeria-11
image-galeria-12
image-galeria-13
image-galeria-14
image-galeria-15
image-galeria-16
image-galeria-17
image-galeria-18
image-galeria-19

Marcus Vinicius frisou a importância de um evento específico para tratar das reivindicações dos advogados com até cinco anos de inscrição na Ordem, que somam mais de 250 mil profissionais, representando 25% de todos os advogados do Brasil.

A I Conferência Nacional do Jovem Advogado teve início na noite desta quinta-feira (19), em Porto Seguro, no litoral da Bahia. Com o tema “Empreendedorismo Jurídico e Cidadania”, o evento contará com palestras, workshops e conferências magnas.

A abertura contou com as presenças do presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, juntamente com o vice-presidente, Claudio Lamachia, o presidente da OAB Bahia, Luiz Viana Queiroz, e o presidente da subseção de Porto Seguro, José Arruda. Pela Comissão do Jovem Advogado da OAB/RS, estavam presentes o presidente, conselheiro seccional Matheus Ayres Torrres, e mais de 20 membros da CEJA.

Com uma das maiores comitivas entre as seccionais de todo o Brasil, o grupo da OAB/RS é composto por 10 subseções. Representam a comitiva gaúcha o presidente da CEJA de Não-Me-Toque, Jonas Ercego; presidente da CEJA de São Leopoldo, Viliam Herzer dos Santos; e os membros das CEJAs de Santana do Livramento Alex Fabiano, Daiana Canizela e Valquíria Pereira; de Rio Grande Bibiana Peña; de Carlos Barbosa/Garibaldi Cátia Colombo e Anderson Baldasso; e de Montenegro, Carlos Pedroti.

Marcus Vinicius frisou a importância de um evento específico para debater, discutir e acolher as justas reivindicações dos advogados com até cinco anos de inscrição na Ordem. “Esse público -  mais de 250 mil profissionais - já representa 25% de todos os advogados do Brasil. Reitero o compromisso assumido junto ao Colégio de Presidentes das Comissões do Jovem Advogado de mudar a forma de representação dos profissionais em início de carreira na OAB. Vamos levar ao Conselho Federal e ao Colégio de Presidentes a proposta de criar o Conselho Nacional dos Jovens Advogados, com um representante de cada Estado.

Ao dar posse ao novo presidente da Comissão Nacional de Apoio ao Advogado em Início de Carreira, Erick Venâncio, Marcus Vinicius anunciou o compromisso de realizar a Conferência Nacional do Jovem Advogado a cada três anos. “Precisamos e vamos continuar dialogando com o presente e o futuro da advocacia”, afirmou.

O presidente do CFOAB também ressaltou a importância da medida implementada pela atual gestão da OAB que prevê cota de 30% de mulheres nas chapas das eleições da Ordem em todo o território nacional. “Neste momento, os homens ainda são maioria na nossa profissão. No entanto, entre os advogados com até cinco anos de inscrição, as mulheres já são maioria, por isso é importante integrá-las em nossa entidade. Iremos implementar a representação paritária em todas as comissões da OAB Nacional”, anunciou.

FIDA

No evento, Marcus Vinicius e Felipe Sarmento, presidente do FIDA (Fundo de Integração e Desenvolvimento da Advocacia), assinaram convênio, por meio das seccionais e do FIDA, com benefícios para os jovens advogados. Entre eles está o uso gratuito de software de controle de processos e a construção e manutenção gratuita por três anos dos sites de advogados em início de carreira. “A OAB é una. Somos um grupo de advogados dedicados às causas da advocacia e ao Sistema OAB”, afirmou Sarmento.

Presenças

Também estavam presentes Luciane Rosa Croda, procuradora-geral adjunta da Bahia, representando o governador Rui Costa; Antonio Oneildo Ferreira, diretor-tesoureiro da OAB Nacional; Cezar Britto, membro honorário vitalício; Paulo Roberto de Gouvêa Medina, Medalha Rui Barbosa; Robério Oliveira, deputado federal; George Santos Araújo, defensor público; Cláudia Oliveira, prefeita de Porto Seguro; Elio Brasil, presidente da Câmara de Vereadores de Porto Seguro; Henri Clay Santos Andrade, diretor-geral da ENA; Erick Venâncio, presidente da Comissão Nacional de Apoio ao Advogado em Início de Carreira; Rodrigo Mesquita, vice-presidente da Comissão Nacional de Apoio ao Advogado em Início de Carreira; Felipe Sarmento, presidente do FIDA; Fredie Souza Didier Júnior, jurista e palestrante da conferência magna de abertura; Humberto Nascimento, secretário de Cultura e Turismo de Porto Seguro; Juari Pataxó, superintendente de assuntos dos povos indígenas de Porto Seguro.

20/03/2015 12:38h



Notícia anterior

Imprensa de São Luiz Gonzaga repercute ações da OAB/RS

20.03.2015
Próxima notícia

I Conferência Nacional do Jovem Advogado: Lamachia fala de honorários dignos e do Exame de Ordem

20.03.2015

Principais notícias

Ver todas
Whatsapp