Home / Noticias / 04.12.2009 10:23h

Advogados de Moçambique concluem intercâmbio cultural em Porto Alegre

04/12/2009 10:23h

http://bit.ly/ODbqDe
Foto: Liziane Lima - OAB/RS
image-galeria-0
image-galeria-1
image-galeria-2
image-galeria-3
image-galeria-4
image-galeria-5
image-galeria-6
image-galeria-7
image-galeria-8
image-galeria-9
image-galeria-10

Ordem gaúcha entregou aos profissionais o Certificado de Conclusão de Estágio.

O presidente da Ordem gaúcha, Claudio Lamachia, juntamente com a secretária-geral da OAB/RS, Sulamita Santos Cabral, entregou aos advogados moçambicanos, Cremildo Arnaldo João, Natércia Pita da Cruz e Maria das Dores Avucula Chatuir, o Certificado de Conclusão de Estágio. A solenidade aconteceu na tarde desta quinta-feira (03), no gabinete da presidência.

Os profissionais que estão há 43 dias no Brasil, relataram a Lamachia sobre as vivências profissionais que obtiveram no período de intercâmbio cultural em Porto Alegre.  Durante este período, os advogados estiveram sob supervisão de Sulamita.

Segundo os advogados, estar em contato com os Tribunais, escritórios de advocacia, unidades judiciais e principalmente com a Ordem gaúcha, foi de grande valia, pois com a realização do estágio foi possível ter uma visão geral de estrutura judiciária do Brasil.

Por meio do “Programa de Capacitação e Estágio Profissional para Advogados Africanos da União dos Advogados de Língua Portuguesa (UALP)”, os profissionais de Moçambique acompanharam audiências e julgamentos, e conheceram o sistema de tramitação de processos de cada Tribunal, acompanhados do colaborador da OAB/RS, Cláudio Furtado.

Além da Ordem gaúcha, também receberam advogados de países de Língua Portuguesa a OAB/SP (Angola), a OAB/CE (Cabo Verde), a OAB/GO (Guiné-Bissau), a OAB/BA (São Tomé e Príncipe) e a OAB/DF (Timor Leste).

Após a permanência no Brasil, os profissionais retornarão ao seu país de origem, no qual irão apresentar artigos científicos fazendo uma exposição sobre o Direito Comparado em relação às diversas vivências profissionais.

Também prestigiaram a solenidade os conselheiros seccionais, Raimar Machado e Antonio Escosteguy Castro.

Percepções sobre a advocacia no Brasil

Formado em 2005 pela Universidade Católica de Moçambique, em Nampula, norte do país, Cremildo Arnaldo João, 32 anos, atua nas áreas trabalhistas, cível e empresarial. Para o profissional, sua estadia no Brasil permitiu perceber o funcionamento das Leis e das instâncias judiciais do Brasil.

“Eu considero que o estágio foi muito positivo, o programa permitiu ter uma visão geral da estrutura judiciária do Brasil, que, de certo modo, é diferente de Moçambique. Por outro lado, também tivemos a oportunidade de conhecer a OAB/RS e a sua estrutura funcional, o que vai ajudar muito na transformação da nossa Ordem dos Advogados”, argumentou.

Atuante em Nampula nas áreas cível, criminal e familiar, Maria das Dores Avucula Chatuir, 40 anos, formou-se em 2007 pela Universidade Católica de Moçambique.

“Para mim o estágio foi muito importante, pois podemos observar vários escritórios de advocacia e conseguimos verificar como os advogados pleiteiam nos Tribunais”, avaliou a advogada.

Natércia Pita da Cruz, 28 anos, se formou em 2006 pelo Instituto Superior Politécnico e Universitário (ISPU), na capital Maputo. Na cidade de Beira, atua na área trabalhista. Segundo a advogada, a participação da Ordem foi muito positiva para a sua experiência profissional.

“Tenho uma expectativa muito forte em meu retorno, pois acredito que vou colocar em prática alguns aspectos judiciais importados do Brasil, declarou”.

O programa é uma promoção da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores, da União dos Advogados de Língua Portuguesa e do CFOAB, com o apoio das seccionais do Rio Grande do Sul, São Paulo, Ceará, Goiânia, Bahia e Distrito Federal.

04/12/2009 10:23h



Notícia anterior

Lamachia recebe presidente eleito da subseção de Frederico Wesphalen

03.12.2009
Próxima notícia

Ordem gaúcha recebe dirigentes da OAB Caxias do Sul

04.12.2009

Principais notícias

Ver todas